Enrique Vila-Matas em Cinco Imagens
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1014.88-101Palavras-chave:
vanguardas, mescla, iconologiaResumo
Este ensaio analisa a mescla de imagem e escritura que Enrique Vila-Matas, escritor espanhol contemporâneo, realiza em seu livro Historia abreviada de la literatura portátil, no qual utiliza as figuras do pintor Marcel Duchamp e do filósofo Walter Benjamin. No percurso, problematizo a questão do parentesco e da filiação como ponto de tensão e criação nos diversos campos da arte.Downloads
Referências
BORGES, Jorge Luis. (1976). Ficções. Trad. Carlos Nejar. Porto Alegre: Editora Globo.
BENJAMIN, Walter. (1994). Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sergio Paulo Rouanet.
São Paulo: Brasiliense.
BUCK-MORSS, Susan. (2002). Dialética do olhar: Walter Benjamin e o Projeto das Passagens. Trad. Ana Luiza Andrade. Belo Horizonte/
Chapecó: Editora da UFMG/Editora Argos.
DE DUVE, Thierry. “Echoes of the Readymade: Critique of Pure Modernism” In: BUSKIRK, Marthe; NIXON, Mignon. (1996). The
Duchamp Effect. Cambridge: MIT Press/October.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. (1997). Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 4. São Paulo: Ed. 34.
GINZBURG, Carlo. (1989). Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Trad. Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras.
______________. (2002). Relações de força: história, retórica, prova. Trad. Jônatas Batista Neto. São Paulo: Companhia das Letras.
HEREDIA, Margarita (org.). (2007). Vila-Matas portátil: um escritor ante la crítica. Barcelona: Editorial Candaya.
KAFKA, Franz. (1999). Um médico rural: pequenas narrativas. Trad. Modesto Carone. São Paulo: Companhia das Letras.
SELIGMANN-SILVA, Márcio (org.). (2006). Palavra e imagem: memória e escritura. Chapecó: Argos.
SMITH, Gary. (1992). The Correspondence of Walter Benjamin and Gershom Scholem, 1932-1940. Massachusetts: Harvard
University Press.
VILA-MATAS, Enrique. (1985). Historia abreviada de la literatura portátil. Barcelona: Anagrama.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).