Arte em observação
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1014.214-241Palavras-chave:
públicos, exposiciones de arte, prácticas socialesResumo
Por meio da apresentação de dados etnográficos, o artigo descreve e analisa formas do público estabelecer contato com obras de arte expostas em centros culturais e museus de arte. Decompondo a observação das obras nos procedimentos de aproximação, permanência e visão, discute premissas embutidas em modelo de estudo do público da arte ainda calcado na relação um indivíduo / uma obra, e propõe uma abordagem voltada para práticas e interações sociais.Downloads
Referências
BOURDIEU, P. (1979) La Distinction. Critique sociale du jugement. Paris: Les Editions de Minuit.
____________ (1989) “A institucionalização da anomia”. In O poder simbólico. Rio de Janeiro: Difel/Bertrand Brasil.
BOURDIEU, P. e DARBEL, A. (1969) L’amour de l’art. Les musées d’art européens et leur public. Paris: Les Editions de Minuit.
DABUL, L. (2008 a) “Conversas em exposição: sentidos da arte no contato com ela”. Arte & Ensaios. Nº 16.
____________ (2008 b) “Museus de grandes novidades: centros culturais e seu público”. Horizontes Antropológicos. Nº 29/14.
ESQUENAZI, J-P (2006) Sociologia dos Públicos. Porto: Porto Editora.
KOPTCKE, L. S.; CAZELLI, S.; LIMA, J. M. de. (2006) “Observatório de Museus e Centros Culturais. Pesquisa Piloto Perfil-Opinião
”. I Boletim, ano 01, agosto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).