Histórias cruzadas nas ruas do Rio de Janeiro

Autores

  • Luciano Vinhosa Universidade Federal Fluminense, Niterói

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1931.61-80

Palavras-chave:

cidade, outras cartografias, pequenas profissões

Resumo

Inspirando-me nos escravos de ganhos observados por Debret no início do século XIX, traço com este ensaio um paralelo entre as transformações urbanas por que passou o Rio de Janeiro e a persistência de uma subcidade anacrônica em meio à ordem modernizadora e excludente. A turba emergente de vendedores ambulantes, forjando uma outra cidade superficial, movediça e oficiosa, gera uma mancha negra e efêmera que se superpõe diariamente ao desenho fixo da carta oficial. A reflexão está motivada na realização de um trabalho artístico que mapeia nos dias de hoje algumas dessas pequenas profissões marginalizadas em analogia àquelas que Debret registrou no passado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Vinhosa, Universidade Federal Fluminense, Niterói

Luciano Vinhosa é artista e professor do Departamento de Arte e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Estudos e Práticas Artísticas pela Université du Québec à Montréal. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense. É Bolsista de Produtividade do CNPq.

Referências

ABREU, Mauricio de. Evolução urbana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1988.

ANTELO, Raul (Org.). João do Rio, a alma encantadora das ruas. São Paulo: Cia. das Letras, 2005.

BAPTISTA, Anna Paula. O Rio de Janeiro de Debret: coleção Castro Maya. (catálogo de exposição; curadoria de Anna Paula Baptista). Rio de Janeiro: Centro Cultural dos Correios, 2015.

SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo. São Paulo: EDUSP, 2013.

Downloads

Publicado

2018-10-26

Como Citar

Vinhosa, L. (2018). Histórias cruzadas nas ruas do Rio de Janeiro. REVISTA POIÉSIS, 19(31), 61-80. https://doi.org/10.22409/poiesis.1931.61-80