Histórias cruzadas nas ruas do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1931.61-80Palavras-chave:
cidade, outras cartografias, pequenas profissõesResumo
Inspirando-me nos escravos de ganhos observados por Debret no início do século XIX, traço com este ensaio um paralelo entre as transformações urbanas por que passou o Rio de Janeiro e a persistência de uma subcidade anacrônica em meio à ordem modernizadora e excludente. A turba emergente de vendedores ambulantes, forjando uma outra cidade superficial, movediça e oficiosa, gera uma mancha negra e efêmera que se superpõe diariamente ao desenho fixo da carta oficial. A reflexão está motivada na realização de um trabalho artístico que mapeia nos dias de hoje algumas dessas pequenas profissões marginalizadas em analogia àquelas que Debret registrou no passado.
Downloads
Referências
ABREU, Mauricio de. Evolução urbana do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1988.
ANTELO, Raul (Org.). João do Rio, a alma encantadora das ruas. São Paulo: Cia. das Letras, 2005.
BAPTISTA, Anna Paula. O Rio de Janeiro de Debret: coleção Castro Maya. (catálogo de exposição; curadoria de Anna Paula Baptista). Rio de Janeiro: Centro Cultural dos Correios, 2015.
SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo. São Paulo: EDUSP, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).