O labirinto da escuta
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1931.157-178Palavras-chave:
Liverbeatlespool, Cildo Meireles, imagens, som, repetiçãoResumo
Esta pesquisa investiga a obra Liverbeatlespool (2004) do artista Cildo Meireles, buscando compreender a relação entre som e imagens a partir do artista e teórico Rodolfo Caesar. A percepção da obra de arte e de suas sonoridades se apresenta como preponderante para esta pesquisa. Para tanto, recorremos a algumas formulações do filósofo Maurice Merleau-Ponty em sua coletânea Conversas e em seu livro A Prosa do Mundo. A partir da instalação da obra em loop, investigamos a repetição com o suporte das ideias do filósofo brasileiro Hilan Bensusan e de algumas questões propostas por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Por fim, cabe observar que a própria escrita desta pesquisa guarda, em alguma medida, movimentos de repetição, buscando aprofundar, em cada linha, a escuta das imagens de Liverbeatlespool.
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