O labirinto da escuta

Autores

  • Caroline Alciones de Oliveira Leite Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1931.157-178

Palavras-chave:

Liverbeatlespool, Cildo Meireles, imagens, som, repetição

Resumo

Esta pesquisa investiga a obra Liverbeatlespool (2004) do artista Cildo Meireles, buscando compreender a relação entre som e imagens a partir do artista e teórico Rodolfo Caesar. A percepção da obra de arte e de suas sonoridades se apresenta como preponderante para esta pesquisa. Para tanto, recorremos a algumas formulações do filósofo Maurice Merleau-Ponty em sua coletânea Conversas e em seu livro A Prosa do Mundo. A partir da instalação da obra em loop, investigamos a repetição com o suporte das ideias do filósofo brasileiro Hilan Bensusan e de algumas questões propostas por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Por fim, cabe observar que a própria escrita desta pesquisa guarda, em alguma medida, movimentos de repetição, buscando aprofundar, em cada linha, a escuta das imagens de Liverbeatlespool.

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Biografia do Autor

Caroline Alciones de Oliveira Leite, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Caroline Alciones de Oliveira Leite é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ, na linha de pesquisa História e Teoria da Arte. É mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes (PPGCA) da Universidade Federal Fluminense, Niterói.

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Publicado

2018-10-26

Como Citar

Leite, C. A. de O. (2018). O labirinto da escuta. REVISTA POIÉSIS, 19(31), 157-178. https://doi.org/10.22409/poiesis.1931.157-178