A vertigem dos corpos: violência, suplício e poder

Autores

  • Tadeu Ribeiro Universidade Federal Fluminense, Niterói

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1931.179-194

Palavras-chave:

corpo, violência, suplício, poder

Resumo

Este texto propõe um olhar sobre imagens contemporâneas que suscitam noções de corpo, violência, suplício e poder. Se a crise da representação insere no campo visual um tensionamento da figura humana, tem-se elaborado um intenso debate acerca da vulnerabilidade e marginalização dos corpos – através de movimentos identitários e contraidentitários, da decolonialidade e de conceitos como biopolítica e necropolítica. O texto parte de poéticas contemporâneas, propondo ferramentas para pensar esses corpos atravessados pela violência; imagens que evocam a vertigem de corpos que, mesmo quando não visíveis, permanecem incomodamente presentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tadeu Ribeiro, Universidade Federal Fluminense, Niterói

Tadeu Ribeiro é Mestrando em Estudos Contemporâneos das Artes (linha de pesquisa Estudos Críticos das Artes) no PPGCA-UFF. Possui graduação em História da Arte pela Escola de Belas Artes da UFRJ, com período de mobilidade acadêmica na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3. Atualmente desenvolve pesquisa sobre corpo, violência e política na arte contemporânea.

Referências

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 42ª ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

HERKENHOFF, Paulo; MOSQUERA, Geraldo; CAMERON, Dan. Cildo Meireles. Londres: Phaidon Press, 1999.

MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, estado de exceção, política da morte. São Paulo: n-1 edições, 2018.

VALENCIA, Sayak. Capitalismo gore y necropolítica en México contemporáneo. Relaciones internacionales, GERI-UAM, n. 19, febrero 2012.

Downloads

Publicado

2018-10-26

Como Citar

Ribeiro, T. (2018). A vertigem dos corpos: violência, suplício e poder. REVISTA POIÉSIS, 19(31), 179-194. https://doi.org/10.22409/poiesis.1931.179-194