A percepção do espectador sobre o movimento do corpo que dança

Autores

  • Rubiane Falkenberg Zancan Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.1932.21-36

Palavras-chave:

dança, recepção, percepção, composição, sensibilidade

Resumo

Este texto apresenta aspectos da apreciação em dança e composições
coreográficas com ênfase no próprio movimento. Busca-se evidenciar especificidades da dança que envolvem a apreciação e a composição. O texto proporciona pensar sobre a valorização do conhecimento sensível pela via da apreciação em dança. São ressaltadas as especificidades das experiências em dança marcadas pela presença, isto é, pelo encontro no espaço e tempo que produz no espectador sensações corporais, como vibrações, arrepios e vontade de mover-se. Além disso, a percepção ampliada e o estado alterado de vigília durante o processo de recepção em dança são destacados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubiane Falkenberg Zancan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

Rubiane Falkenberg Zancan é doutoranda em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(UFRGS), mestre em Artes Cênicas pela UFRGS e docente do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal
do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Referências

BERNARD, Michel. De la création choregrafique. Tradução livre de Helena Maria Mello. Paris: Centre National de La Danse, 2001.

DUARTE JUNIOR, João Francisco. Fundamentos estéticos da educação. Campinas: Papirus, 2000.

FOSTER, Susan Leigh. Choreographing Empathy: Kinesthesia in Performance. Tradução livre de Natália Ferreira. Nova York: Routledge, 2011.

GODARD, Hubert. Gesto e percepção. In: SOTER, Silvia; PEREIRA, Roberto (Org.) Lições de dança. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2002, p. 11-35.

REASON, Matthew; REYNOLDS, Dee. Kinesthesia, Empathy, and Related Pleasures: An Inquiry into Audience Experiences of Watching Dance. Dance Research Journal, [S.l.], v. 42, n. 2, p. 49-75, 2010. Disponível em https://www.cambridge.org/core/journals/dance-research-journal/article/kinesthesia-empathy-and-related-pleasures-an-inquiry-intoaudience-experiences-of-watching-dance/. Acesso em 20/4/2018.

SMITH-AUTARD, Jaqueline. Dance Composition. Tradução livre de Cibele Sastre. Londres: Routledge USA by arrangement with A & C Black Publishers Limited, 2000.

SILVA, Eliana Rodrigues. Dança e pós-modernidade. Salvador: EDUFBA, 2005.

Downloads

Publicado

2019-01-19

Como Citar

Zancan, R. F. (2019). A percepção do espectador sobre o movimento do corpo que dança. REVISTA POIÉSIS, 19(32), 21-36. https://doi.org/10.22409/poiesis.1932.21-36