A percepção do espectador sobre o movimento do corpo que dança
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1932.21-36Palavras-chave:
dança, recepção, percepção, composição, sensibilidadeResumo
Este texto apresenta aspectos da apreciação em dança e composições
coreográficas com ênfase no próprio movimento. Busca-se evidenciar especificidades da dança que envolvem a apreciação e a composição. O texto proporciona pensar sobre a valorização do conhecimento sensível pela via da apreciação em dança. São ressaltadas as especificidades das experiências em dança marcadas pela presença, isto é, pelo encontro no espaço e tempo que produz no espectador sensações corporais, como vibrações, arrepios e vontade de mover-se. Além disso, a percepção ampliada e o estado alterado de vigília durante o processo de recepção em dança são destacados.
Downloads
Referências
BERNARD, Michel. De la création choregrafique. Tradução livre de Helena Maria Mello. Paris: Centre National de La Danse, 2001.
DUARTE JUNIOR, João Francisco. Fundamentos estéticos da educação. Campinas: Papirus, 2000.
FOSTER, Susan Leigh. Choreographing Empathy: Kinesthesia in Performance. Tradução livre de Natália Ferreira. Nova York: Routledge, 2011.
GODARD, Hubert. Gesto e percepção. In: SOTER, Silvia; PEREIRA, Roberto (Org.) Lições de dança. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2002, p. 11-35.
REASON, Matthew; REYNOLDS, Dee. Kinesthesia, Empathy, and Related Pleasures: An Inquiry into Audience Experiences of Watching Dance. Dance Research Journal, [S.l.], v. 42, n. 2, p. 49-75, 2010. Disponível em https://www.cambridge.org/core/journals/dance-research-journal/article/kinesthesia-empathy-and-related-pleasures-an-inquiry-intoaudience-experiences-of-watching-dance/. Acesso em 20/4/2018.
SMITH-AUTARD, Jaqueline. Dance Composition. Tradução livre de Cibele Sastre. Londres: Routledge USA by arrangement with A & C Black Publishers Limited, 2000.
SILVA, Eliana Rodrigues. Dança e pós-modernidade. Salvador: EDUFBA, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).