Fotografias do impossível – O limiar nas fotografias de Hans Breder e de Walter Tochtrop
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.2033.375-394Palavras-chave:
limiar, fotografia, Tochtrop, BrederResumo
Neste artigo, propõe-se o aprofundamento teórico do conceito de limiar a partir da análise das obras de Hans Breder e do fotógrafo brasileiro Walter Tochtrop. Primeiramente, a ideia de dissolução e deformação são analisadas a partir do pensamento de Gaston Bachelard e de suas reflexões a respeito dos arquétipos da água e do ar. Posteriormente, discute-se a presença do espelho enquanto elemento artístico, evocando a ideia de heterotopia desenvolvida por Michel Foucault. A partir disso, propõe-se o caráter reflexivo, crítico e criativo das zonas liminares, compreendo-as como um possível espaço de transformação e engendramento de novas realidades.Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos: ensaio sobre a imaginação do movimento. Tra-dução de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Organização: Willi Bolle; Olgária Matos. Trad. Irene Aron; Cleonice Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.
COHEN, Ethan. Hans Breder. Disponível em https://www.ecfa.com/hans-breder. Acesso em 28 dez. 2018.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
FOUCAULT, Michel. Outros espaços. In Ditos e escritos III: Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense, 2001.
FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: n-1 Edições, 2013.
GAGNEBIN, Jeane-Marie. Entre a vida e a morte. In OTTE, Goerg; SEDMAYER, Sabrina; CORNESEN, Elcio (Org.). Limiares e passagens em Walter Benjamin. Belo Horizonte: Ed-itora UFMG, 2010.
GOMES, Marcelo. Gaston Bachelard: e a metapoética dos quatro elementos. Revista Estética, São Paulo, n. 11, ago-dez, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).