Fotografias do impossível – O limiar nas fotografias de Hans Breder e de Walter Tochtrop

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.2033.375-394

Palavras-chave:

limiar, fotografia, Tochtrop, Breder

Resumo

Neste artigo, propõe-se o aprofundamento teórico do conceito de limiar a partir da análise das obras de Hans Breder e do fotógrafo brasileiro Walter Tochtrop. Primeiramente, a ideia de dissolução e deformação são analisadas a partir do pensamento de Gaston Bachelard e de suas reflexões a respeito dos arquétipos da água e do ar. Posteriormente, discute-se a presença do espelho enquanto elemento artístico, evocando a ideia de heterotopia desenvolvida por Michel Foucault. A partir disso, propõe-se o caráter reflexivo, crítico e criativo das zonas liminares, compreendo-as como um possível espaço de transformação e engendramento de novas realidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora de Vilhena Barretto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rj, Brasil

Isadora de Vilhena Barretto é mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Formou-se em Comunicação Social (Jornalismo) pela UFRJ. Foi assistente de conteúdo e curadora da Casa do Saber Rio O Globo.

Referências

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos: ensaio sobre a imaginação do movimento. Tra-dução de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Organização: Willi Bolle; Olgária Matos. Trad. Irene Aron; Cleonice Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.

COHEN, Ethan. Hans Breder. Disponível em https://www.ecfa.com/hans-breder. Acesso em 28 dez. 2018.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

FOUCAULT, Michel. Outros espaços. In Ditos e escritos III: Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense, 2001.

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: n-1 Edições, 2013.

GAGNEBIN, Jeane-Marie. Entre a vida e a morte. In OTTE, Goerg; SEDMAYER, Sabrina; CORNESEN, Elcio (Org.). Limiares e passagens em Walter Benjamin. Belo Horizonte: Ed-itora UFMG, 2010.

GOMES, Marcelo. Gaston Bachelard: e a metapoética dos quatro elementos. Revista Estética, São Paulo, n. 11, ago-dez, 2015.

Downloads

Publicado

2019-06-08

Como Citar

Barretto, I. de V. (2019). Fotografias do impossível – O limiar nas fotografias de Hans Breder e de Walter Tochtrop. REVISTA POIÉSIS, 20(33), 375-394. https://doi.org/10.22409/poiesis.2033.375-394