Reflexões contrapedagógicas: desaprender e incendiar não são coisas que se pode separar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.2033.41-54

Palavras-chave:

pedagogias do poder, pedagogias libertadoras, contrapedago-gias, episteme própria

Resumo

O presente artigo apresenta-se como um conjunto de notas e reflexões sobre as tensões e fricções que envolvem o termo pedagogia, seus usos e sentidos, desde diferentes perspectivas – pedagogias do poder, pedagogias libertadoras – e, principalmente, deslocamentos – contrapedagogias – a partir de uma série de manifestações, performances, ações públicas, pronunciamentos e projetos artísticos levados a cabo, sobretudo, na última década, por artistas, coletivxs, grupxs e diferentes agentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Hoff Gonçalves, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Mônica Hoff Gonçalves é artista e investigadora. Atualmente cursa doutorado em Processos Artísticos Contempo-râneos no PPGAV-UDESC, no qual desenvolve investigação sobre a criação de escolas como prática artística e co-mo metodologias artísticas (não) se convertem em pedagogias instituintes.

Referências

CUSICANQUI, Silvia Rivera. Un mundo ch’ixi es posible. Ensayos desde un presente en crisis. Buenos Aires, Tinta Limón, 2018.

EVARISTO, Conceição. A gente combinamos de não morrer. In Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas; Fundação Biblioteca Nacional, 2016.

FRANCO, Marielle. UPP - a redução da favela em três letras: uma análise da política de segurança pública do estado do Rio de Janeiro. São Paulo: n-1 edições, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. Petrópolis: Vozes, 1985.

MOMBAÇA, Jota. Bio-lencia descolonial, matar la academia. Entrevista com Jota Mombaça. Disponível em https://anarcopunk.org/v1/2017/07/bio-lencia-descolonial-matar-la-academia-entrevista-a-jota-mombaca/.

ORTIZ, Daniela. El ABC de la Europa racista. Cidade do México: Pensare Cartonera, 2017. Disponível em https://pensarecartoneras.wordpress.com/2018/02/27/abc-de-la-europa-racista-daniela-ortiz-pdf/.

SEGATO, Rita. Contra-pedagogías de la crueldad. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2018.

Downloads

Como Citar

Gonçalves, M. H. (2019). Reflexões contrapedagógicas: desaprender e incendiar não são coisas que se pode separar. REVISTA POIÉSIS, 20(33), 41-54. https://doi.org/10.22409/poiesis.2033.41-54