Derivas acadêmicas em pós-graduação em artes na cidade do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.2033.217-236

Palavras-chave:

ilha, arte contemporânea, cidade, universidade

Resumo

Desilha é uma plataforma de pesquisa e ação em arte e cidade, que inclui projeto de pesquisa e cursos regulares oferecidos pelo Programa de PósGraduação em Artes Visuais (PPGAV-EBA-UFRJ), sediado na Ilha do Fundão, onde se localiza a cidade universitária. O histórico da construção deste campus universitário reflete as dificuldades de assentamento e concretização do lugar da educação no Brasil, oscilando entre projeto oligárquico e regime autoritário, utopia e inacabamento. Reconhecendo a potência da universidade pública e gratuita como lugar de trocas e amplas transformações hoje, Desilha expandese e toma a cidade como palco para a construção de narrativas avessas à normatividade acadêmica, em uma cidade violentamente impactada pelo desmonte de políticas públicas e pelas consequências das reformas urbanas ocorridas entre a realização dos megaeventos Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2016). Nessa direção, restaura forças vitais para empreender novas travessias em tempos de crise e ameaças à democracia no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Flores, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Livia Flores Lopes é artista e doutora em Artes Visuais pela UFRJ. É professora associada da Escola de Comunicação da UFRJ.

Michelle Sommer, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Michelle Farias Sommer atua no ensino, pesquisa, curadoria e crítica de artes visuais. É pós-doutoranda em Linguagens Visuais no PPGAV/UFRJ, doutora em História, Teoria e Crítica de Arte com estágio doutoral junto à University of the Arts London/Central Saint Martins. É mestre em Planejamento Urbano e Regional e arquiteta e urbanista.

Referências

BASBAUM, Ricardo. R. Você gostaria de participar de uma experiência artística? (+ NBP). Tese de doutorado. Universidade de São Paulo, 2008.

BENTES, Ivana. Vidas-linguagens: deslocamentos subjetivos e reservas de mundo. In Mídia-multidão: estéticas da comunicação e biopolíticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2015.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

CONDURU, Roberto. Arquitetura como ilha. In FLORES, Livia; SOMMER, Michelle (Org.). Cadernos Desilha. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAVEBA-UFRJ); Editora Circuito, 2017.

DELEUZE, Gilles. Causas e Razões das Ilhas Desertas. In A Ilha Deserta e outros textos. São Paulo: Iluminuras, 2006.

DERRIDA, Jacques. O Olho da Universidade. São Paulo: Estação Liberdade, 1999.

DOHERTY, Claire. Situation. Documents of Contemporary Art. Londres: Whitechapel Gallery; The MIT Press, 2009.

FLORES, Livia; SOMMER, Michelle (Org.) Cadernos Desilha. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV-EBA-UFRJ); Editora Circuito, 2017. Disponível em http://editoracircuito.com.br/website/wp-content/uploads/2017/12/DESILHA-mioloweb.pdf

FOUCAULT, Michel. Outros espaços. In Ditos e escritos III. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003

PAPE, Lygia. Favela da Maré ou milagre das palafitas. Revista Arte & Ensaios, Rio de Janeiro (PPGAV-EBA-UFRJ), n. 36, 2018.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental In Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros (catálogo da XXIV Bienal de São Paulo). São Paulo: Fundação Bienal, 1998, p. 33.

SANTOS, Boaventura de Souza. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia dos saberes. Novos Estudos, São Paulo (Cebrap), n. 79, 2007.

SLOTERDIJK, Peter. Esferas III. Espumas. Esferologia plural. Madri: Ediciones Siruela, 2006.

Downloads

Como Citar

Flores, L., & Sommer, M. (2019). Derivas acadêmicas em pós-graduação em artes na cidade do Rio de Janeiro. REVISTA POIÉSIS, 20(33), 217-236. https://doi.org/10.22409/poiesis.2033.217-236