A virada da arte pública e a formação do artista contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.2033.237-256

Palavras-chave:

arte contemporânea, arte pública, formação do artista

Resumo

A arte contemporânea não tem se esquivado em eleger e utilizar os espaços públicos para sua inscrição no mundo mundano e para com ele estabelecer processos de diálogos e de interação que transformam radicalmente a natureza da arte. Neste processo, a arte contemporânea avança em territórios anteriormente reservados e consagrados para a arte pública, em um fenômeno que carreia uma série de implicações e de questões, entre as quais pretendemos enfrentar neste artigo aquela que trata da educação do artista, em um processo de formação que o habilite enfrentar essa nova realidade da arte.

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Biografia do Autor

Luiz Sérgio de Oliveira, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Luiz Sérgio de Oliveira é artista e professor titular do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense. É doutor em Artes Visuais (História e Teoria da Arte) pela UFRJ, com estágio de doutorado junto à Universidade de San Diego (USD), Estados Unidos, e mestre em Arte pela Universidade de Nova York (NYU), Estados Unidos. É pesquisador integrante do Grupo de Estudos sobre Arte Pública no Brasil (GEAP-BR), vinculado ao GEAP Latinoamérica.

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Como Citar

Oliveira, L. S. de. (2019). A virada da arte pública e a formação do artista contemporâneo. REVISTA POIÉSIS, 20(33), 237-256. https://doi.org/10.22409/poiesis.2033.237-256