Os sentidos e a urgência de transformação
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v20i34.38310Palavras-chave:
Oiticica, Crelazer, corpo, Merleau-PontyResumo
O artigo discute o texto de Hélio Oiticica The Senses Pointing Towards a New Transformation, de 1969, e os conceitos que o embasaram, defendendo a retomada do corpo como potência e proposta para a arte contemporânea.Downloads
Referências
BELTING, Hans. A janela e o muxarabi: uma história do olhar entre Ocidente e Oriente. In ALLOA, Emmanuel (Org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
BRAGA, Paula. Hélio Oiticica: singularidade, multiplicidade. São Paulo: Perspectiva, 2013.
CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
CLARK, Lygia; OITICICA, Hélio. Lygia Clark – Hélio Oiticica: Cartas, 1964-74. (Organização de Luciano Figueiredo). Rio de Janeiro: UFRJ, 1998.
MARCUSE, Herbert. Eros e Civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. Rio de Janeiro, LTC, 1999.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. (Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura). São Paulo: Martin Fontes, 2006.
OITICICA, Hélio. The Senses Pointing towards a New Transformation. Arquivo HO 0486/69. Rio de Janeiro: Projeto HO, 2006.
OITICICA, Hélio. Sem título. Arquivo HO 133.68. Rio de Janeiro: Projeto HO, 2006.
OITICICA, Hélio. Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).