Arte e Autoritarismo (entrevista com José Rufino para a série História da ditadura: novas perspectivas)
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v20i34.38537Palavras-chave:
arte, literatura, política, naturezaResumo
Entrevista com José Rufino realizada por Paulo Cesar Gomes, na qual o artista aborda sua formação dupla, tanto pela graduação em geologia, mestrado e doutorado em paleontologia pela UFPE, quanto por sua atuação artística transdisciplinar experimental ampliada pela transversalidade entre arte e ciência. Literatura, política e natureza compõem sua poética conceitual, estética e existencial. É desta base complexa de transbordas e invenções de processos plásticos e fenomenológicos, sem deixar de explorar um forte posicionamento político contra a ditadura e tortura “nunca mais”, que Rufino abre caminhos para um devir floresta para a escola de arte.Downloads
Referências
(1) A entrevista concedida por José Rufino integra o vídeo Ar-te e Autoritarismo (54’59”), da série História da ditadu-ra: novas perspectivas, coordenada pelo historiador Paulo César Gomes. Entrevista conduzida a Paulo César Gomes; edição de Rafael Righez. A transcrição da entrevista foi realizada por Gabriela Bandeira, integrante do Grupo de Pesquisa Interfluxos Contemporâneos Arte e Sociedade (UFF).
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).