Afetos e Liberdade Muscular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i35.38674

Palavras-chave:

afetos, liberdade muscular, Técnica de Alexander

Resumo

Este artigo discorre sobre processos de formação de ator fazendo um diálogo entre a encarnação do afeto-paixão spinozista, com o que Matthias Alexander denominava hábito e com o bloqueio psicofísico de que fala Grotowski. Traz a Técnica de Alexander como uma ferramenta para o autoconhecimento e para a liberdade muscular que é um dos elementos do Método de Stanislavski. Concluímos com um relato pessoal de mudança perceptiva na influência do olhar sobre a emissão vocal e atuação.

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Biografia do Autor

Mariana Rosa e Silva Santos, Universidade Federal Fluminense, Brasil

Mariana Rosa é atriz, fisioterapeuta pós-graduada, artista-pesquisadora e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense, orientada por Andrea Copeliovitch. Estuda a influência muscular na revelação da natureza do ator.

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Publicado

2020-01-09

Como Citar

Santos, M. R. e S. (2020). Afetos e Liberdade Muscular. REVISTA POIÉSIS, 21(35), 363-374. https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i35.38674