Barrio e a cooperativa Cairn
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v20i34.38688Palavras-chave:
Barrio, arte contemporânea, Grupo CairnResumo
O artigo desenvolve uma análise do Livro de Carne, trabalho do artista Arthur Barrio, focalizando o contexto parisiense onde foi criado. Examina as relações do artista com o Grupo Cairn, cooperativa de artistas atuante nos anos 1970 e verifica a proximidade entre suas ideias. A conjuntura da exposição Lectures, organizada pelo grupo, amplia as referências de Livro de Carne ao situá-lo entre as diversas possibilidades conceituais de um objeto concreto – o livro – e um abstrato – sua leitura. A partir dessa primeira abordagem, compara-se com outras situações de exibição do trabalho e demais experiências com o objeto livro na trajetória do artista.Referências
BARRIO. Sem título (CadernoLivro), 1978. nanquim, hidrográfica, fotografia, metal e fita adesiva sobre papel. Coleção Gilberto Chateaubriand, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (ID 105/17583).
BARRIO. Livro Registro - Livro de Carne, de 1979, Coleção Chateaubriand/Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Acervo do Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro.
CANONGIA, Ligia (Org.). Artur Barrio. Rio de Janeiro: Modo, 2002.
Catálogos:
BARRIO: Registros de trabalho. Rio de Janeiro: Funarte, 1981. Sala Especial do 8º Salão Nacional de Artes Plásticas, Rio de Janeiro: Funarte, 1985.
ª BIENAL de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal, 1998.
ARTUR Barrio Imprope à la consommation humaine. Marseille: Frac Provence /Isthme Éditions, 2005.
GRAND DIEU! Épargnons cela à notre pays. Paris: Cairn, 1981.
Periódicos:
CAIRN Journal d’ une coopérative d’artistes. Paris: CAIRN, n. 1 Janvier 1979. (Biblioteca Kandinsky - Centro Georges Pompidou, Paris. (BK-CGP)
CAIRN Journal d’ une coopérative d’artistes. Paris: CAIRN, n. 2 Avril 1979. (BK-CGP)
CAIRN Journal d’ une coopérative d’artistes. Paris: CAIRN, n. 4 Ie / 1980. (BK-CGP)
CAIRN Journal d’ une coopérative d’artistes. Paris: CAIRN, n. 5- 2e/ 1980. (BK-CGP)
CAIRN Journal d’ une coopérative d’artistes. Paris: CAIRN, n. 6- 3e / 1980. (BK-CGP)
CAIRN Journal d’ une coopérative d’artistes. Paris: CAIRN, n. 7- 3e/1980. (BK-CGP)
CAIRN Journal d’ une coopérative d’artistes. Paris: CAIRN, n. 8-1e/1981. (BK-CGP)
COUTINHO, Wilson. Os registros de Barrio. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 1981. (Centro de Documentação, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro)
MORAIS, Frederico. Barrio, dentro da tradição. O Globo, Rio de Janeiro, 15 jul. 1981. (Centro de Documentação, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro)
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).