A arte suprasensorial do Yoga
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v20i34.38718Palavras-chave:
Suprasensorial, Yoga, arteResumo
Fazendo um paralelo entre o Yoga e o Suprasensorial na Arte, através do trabalho de Hélio Oiticica como uma forma de analisar pela perspectiva Yoga, traçando uma linha em comum que é a união de diferentes corpos, que unem conceitos dessas duas matérias. A expansão da consciência no Yoga, partindo do corpo físico, passando pelo energético, sutil, até o espiritual, é comparada com a desintegração do objeto na obra de Oiticica, uma vez que esse fenômeno passa, nos dois casos, por experimentações com o corpo. Revendo os textos seminais do artista e dessa vez observando sua busca pelo sublime na Arte, percebe-se que essa busca é exatamente a busca do Yoga e de outras vertentes da espiritualidade.Downloads
Referências
ARIEIRA, Gloria. O Yoga que conduz a pleni-tude, Os Yogas Sutras de Patanjali. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2017.
CARDOSO, Ivan; Lucchetti, R.F. Ivanpirismo - o cinema em pânico. Rio de Janeiro: EBAL, 1990.
CLARK, Lygia. Cartas Lygia Clark-Hélio Oiticica. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1996.
CLARK, Lygia. Caminhando. Livro-Obra, 1964. In BIENAL DE SÃO PAULO (22ª Bienal de São Paulo, catálogo da Sala Especial). Hélio Oiticica, Lygia Clark, 1994.
FEUERSTEIN, Georg. A tradição do Yoga. São Paulo: Ed. Pensamento, 2011.
FIGUEREDO, Luciano; PAPE, Lygia; SALOMÃO, Waly. Hélio Oiticica. Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
IYENGAR, B. K. S. Luz sobre o Yoga. São Paulo: Ed. Pensamento, 2016.
LE PAGE, Joseph; ABOIM, Lilian. Guia Prático de Guippy. Yoga Integrativa. Santa Catarina: Yoga Integrativa, 2017.
OITICICA, Hélio. Museu é o mundo. Rio de Janeiro: Ed. Azougue 2011.
SARASWATI, Swami Nirajananda. Prana and Pranayama. Munger, Bihar, Índia: Yoga Publication Trust, 2016.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).