Quando é preciso saber que não sabemos o suficiente: Alfabeto maldito enquanto um exercício de desleitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v20i34.38723

Palavras-chave:

Alfabeto maldito, Jorgge Menna Barreto, Joélson Buggilla

Resumo

Este texto foi escrito como apresentação do catálogo de Alfabeto maldito, exposição realizada por Jorgge Menna Barreto e Joélson Buggilla entre julho e agosto de 2019, no SESC-Paraty, que tive a oportunidade de acompanhar também como curador. Na primeira parte, faz-se um percurso breve do trabalho de cada um dos artistas, pensando no ponto de encontro que possibilitou a construção de um trabalho comum; na segunda, propõe-se, brevemente, um caminho para uma experiência de “[des]leitura”, orientada por esse alfabeto muito singular e, por princípio, indecifrável. A segunda parte do texto foi, também, o texto de parede da exposição, de sorte que o seu formato obedece às exigências desses dois gêneros textuais muito específicos, marcados pela reflexão sucinta, sugestiva, mais “direta ao ponto”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maykson Cardoso, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Maykson Cardoso é doutorando em História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

(1) Recomendo, também, a leitura do texto “Sketch crítica sobre as coisas que aprendi com os trabalhos recentes de Joélson Buggilla, ou: de outros modos de falar sobre o trabalho dos outros”, no qual me detenho mais na produ-ção recente de Joélson Buggilla. O texto pode ser lido no seguinte link: https://bit.ly/2IlWHQQ.

(2) VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Perspectivismo e multi-culturalismo na América Latina. O que nos faz pensar, n. 18, set. 2004.

Downloads

Como Citar

Cardoso, M. (2019). Quando é preciso saber que não sabemos o suficiente: Alfabeto maldito enquanto um exercício de desleitura. REVISTA POIÉSIS, 20(34), 227-232. https://doi.org/10.22409/poiesis.v20i34.38723