Lições da pedra (ensaio visual)

Autores

  • Ícaro Lira Artista independente, Brasil
  • Elena Lespes Muñoz CAC Brétigny, França

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i35.40410

Palavras-chave:

arquivo, nomadismo, controle social, arqueologia

Resumo

Nos últimos anos, Ícaro Lira vem analisando as implicações e os desdobramentos de atos políticos e históricos da História Brasileira através de um trabalho documental, arquivista, arqueológico e de ficção. Suas exposições apresentam estruturas similares a pequenos “museus”, onde reúne diversos fragmentos esquecidos, produzindo um sistema de objetos que articula materiais artísticos e não-artísticos, e um conjunto de ações, não necessariamente confinadas a um objeto artístico, mas dispersas em exposições, livros, oficinas, debates, caminhadas etc.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ícaro Lira, Artista independente, Brasil

Ícaro Lira (1986, Fortaleza, Ceará). Vive e trabalha em Fortaleza. Artista visual, editor e investigador, estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Rio de Janeiro), Cinema e Vídeo na Casa Amarela-UFC (Ceará) e Montagem e Edição de Som no Instituto de Cinema Darcy Ribeiro (Rio de Janeiro). Participou do PIMASP, Programa Independente do Museu de Arte de São Paulo (SP).

Elena Lespes Muñoz, CAC Brétigny, França

Elena Lespes Muñoz é historiadora de arte (Universidade de Paris I e Universidade de São Paulo), além de curadora de exposições (Le bruit des choses qui tombent, FRAC-PACA, 2017; Video SUR, Palais de Tokyo, 2018). Atualmente é gestora de comunicação e mediação da CAC Brétigny.

Referências

Sem referências (ensaio visual)

Downloads

Como Citar

Lira, Ícaro, & Muñoz, E. L. (2020). Lições da pedra (ensaio visual). REVISTA POIÉSIS, 21(35), 87-108. https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i35.40410