Galpão Bela Maré: sentidos e práticas curatoriais urgentes

Autores

  • Isabela Souza da Silva Observatório das Favelas, Rio de Janeiro, Brasil
  • Jean Carlos de Souza dos Santos Galpão Bela Maré, Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i35.40411

Palavras-chave:

Galpão Bela Maré, curadoria, descolonização e artes

Resumo

O presente artigo apresenta o Galpão Bela Maré, um projeto da organização da sociedade civil de interesse público Observatório de Favelas do Rio de Janeiro em parceria com a Automatica Produtora que, desde 2011, vem construindo na Nova Holanda, uma das favelas do Conjunto de Favelas da Maré, localizada na zona norte do Rio de Janeiro, um conjunto de práticas curatoriais e de produção cultural que assinalam a favela como lugar possível para a arte contemporânea habitar e, ainda, através das linguagens artísticas, criar metodologias de visibilização de sujeitos/as, territórios e questões periféricas. Esta aposta política está centrada em pressupostos que respondem às formas dominantes a partir das quais territórios, corpos/as e questões periféricas são narrados/as e, ainda, indicam para um alargamento de protagonismos no que concerne às práticas artísticas em sua amplitude.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Souza da Silva, Observatório das Favelas, Rio de Janeiro, Brasil

Isabela Souza é doutoranda em Geografia na Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é diretora da OSCIP Observatório de Favelas do Rio de Janeiro.

Jean Carlos de Souza dos Santos, Galpão Bela Maré, Rio de Janeiro, Brasil

Educador, artista visual e curador independente. Mestre em Arte e Cultura Contemporânea pelo PPGARTES/UERJ. É o coordenador da Área de Educação do Galpão Bela Maré.

Referências

BELA MARÉ. Portfólio Bela Maré. Disponível em encurtador.com.br/eszI3.

CARNEIRO, Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2005. 340 f.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Belo Horizonte: Autêntica, 1977.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silva. Salvador: EDUFBA, 2008.

GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 92/93 (jan./jun.), p. 69-82, 1988.

LAGNADO, Lisette. As tarefas do curador. Marcelina: revista do mestrado em artes visuais, FASM, São Paulo, v. 1, n. 1, 2008.

LIMA, Diane. Não me aguarde na retina. SUR - Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo (Rede Universitária de Direitos Humanos), v. 15, n. 28, p. 245-257, dez. 2018.

LIMA, Diane. Diálogos Ausentes e a Curadoria como Ferramenta de Invisibilização das Práticas Artísticas Contemporâneas Afro-Brasileiras. Disponível em encurtador. com.br/uEGS3. Acesso em 9/1/2020.

MARTINS, Leda Maria. Afrografias da Memória: O Reinado do Rosário do Jatobá. São Paulo: Perspectiva, 1997.

PAULINO, Rosana. Diálogos Ausentes, Vozes Presentes. Disponível em encurtador.com.br/eilL6. Acesso em 9/1/2020.

REDES DA MARÉ. Censo Populacional da Maré. Rio de Janeiro: Redes da Maré, 2019.

RIBEIRO, Djamila. O Que É Lugar de Fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017.

SILVA, Isabela Souza da. Observatório de Favelas e Galpão Bela Maré - reconhecendo e afirmando as potências dos territórios populares. In HERKENHOFF, Paulo. (Org). Rio XXI: Vertentes Contemporâneas. Rio de Janeiro: FGV, 2019, p. 144-155.

SILVA, Isabela Souza. e errar e deslizar e flanar sobre discursos-cidade de mulheres da MARÉ e. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional). Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. 123 f.

SILVA, Jailson de Souza. As práticas culturais das periferias mobilizando a cidade. In MASSER, Carlos Alberto; BRANCO, Carla. (Org). 40 vozes do Rio: avaliações e propostas culturais para uma cidade única. Rio de Janeiro: E-papers, 2015, p.142-146.

SILVA, Jailson de Souza. As Unidades de Polícia Pacificadora e os novos desafios para as favelas cariocas. Rio de Janeiro: Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, 2010. Disponível em http://goo.gl/7xbXCX. Aces-so em 20/11/2014.

Downloads

Como Citar

Silva, I. S. da, & Santos, J. C. de S. dos. (2020). Galpão Bela Maré: sentidos e práticas curatoriais urgentes. REVISTA POIÉSIS, 21(35), 71-86. https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i35.40411