Arte contemporânea indígena e indigeneidade global: entrevista de Gerald McMaster a Idjahure Kadiwel

Autores

  • Gerald McMaster Ontario College of Art and Design University, Canadá
  • Idjahure Kadiwel Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
  • Aline Leal Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
  • Manoel Silvestre Friques Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0106-2006

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i35.40430

Palavras-chave:

sem palavras-chave

Resumo

Gerald McMaster é artista, curador e professor de Cultura Visual Indígena e Estudos Curatoriais Críticos, no Ontario College of Art and Design (OCAD) em Toronto, Canadá. Pertencente aos povos indígenas Blackfoot (Siksika) e Plains Cree (Nehiyaw) e com mais de três décadas de uma trajetória profissional dedicada ao estudo das artes visuais ameríndias na contemporaneidade, McMaster assinou a curadoria de diversas exposições internacionais, como o pavilhão canadense da 46a Bienal de Veneza em 1995 – quando Edward Poitras expôs como o primeiro artista indígena representando o Canadá – , e a direção artística, compartilhada com Catherine de Zegher, da 18a Bienal de Sidney em 2012, intitulada All Our Relations.

Tendo como foco a produção artística indígena contemporânea, McMaster desenvolve uma série de projetos acadêmicos que promovem o diálogo entre artistas indígenas de diferentes partes do mundo. Em sua visita ao Brasil no âmbito de seu projeto Arctic/Amazon, no qual busca estabelecer conexões entre obras e artistas indígenas das regiões do Ártico e da Amazônia, McMaster ofereceu em 19 de setembro de 2018, a convite da professora Elsje Lagrou, uma palestra no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ).

Na entrevista a seguir, concedida ao antropólogo Idjahure Kadiwel enquanto correspondente da Rádio Yandê, McMaster expõe questões relacionadas à produção artística indígena contemporânea, destacando-se as relações entre arte e política; as tensões entre o circuito artístico e os valores espirituais dos povos indígenas; assim como a globalização da luta indígena e os obstáculos para os intercâmbios e as comunicações entre os povos ameríndios do Sul e do Norte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerald McMaster, Ontario College of Art and Design University, Canadá

Gerald McMaster é curador, artista e membro do Plains Cree da nação Siksika. É professor da OCAD University e curador adjunto do Remai Modern em Saskatoon, Saskatchewan.

Idjahure Kadiwel, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Idjahure Kadiwel é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aline Leal, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil

Aline Leal é pós-doutoranda (PNPD/Capes) no Departamento de Letras da PUC-Rio.

Manoel Silvestre Friques, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Manoel Silvestre Friques é professor adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (UFRJ). Atualmente realiza pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes (UFF).

Referências

Sem referências

Downloads

Como Citar

McMaster, G., Kadiwel, I., Leal, A., & Friques, M. S. (2020). Arte contemporânea indígena e indigeneidade global: entrevista de Gerald McMaster a Idjahure Kadiwel. REVISTA POIÉSIS, 21(35), 141-162. https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i35.40430