A aura da presença em processos de deslocamento: nas ruínas do playground
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i35.40527Palavras-chave:
transculturalidade, história da arte, patrimônio, Vasco Fer- nandes, Antônio Francisco Lisboa, Manuel da Costa AtaídeResumo
Tendo como questão a ideia do deslocamento entre territórios, consideramos neste texto as obras do mestre português Grão Vasco, dos brasileiros Antônio Francisco Lisboa e Manuel da Costa Ataíde, artistas que colocaram em questão uma ideia de estilo a partir de matrizes e emulações da arte, mas sob o impacto de circunstâncias autóctones. Obras de arte são atmosferas de acontecimento, nelas há algo que não se determina apenas como forma. Questões como circularidade e sobrevivência nos impactam desde suas próprias origens como processos de transformação.
Downloads
Referências
CORSELAS, Manuel Parada López de. El viaje de Jan va Eyck de Flandres a Granada (1428 -1429). Madrid: Ediciones La Ergástula, 2016.
GRAMMONT, Guimar de. Aleijadinho e o aeroplano: o paraíso barroco e a construção do herói colonial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
MIRANDA, Marcos Paulo de Souza. O Aleijadinho revelado: Estudos históricos sobre Antônio Francisco Lisboa. Belo Horizonte: Fino Traço, 2014.
PANOFSKY, Erwin. Los primitivos flamengos. Madrid: Catedra, 2016.
RODRIGUES, Dalila. Grão Vasco. Lisboa: Alétheia, 2007.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).