Ecos das pinturas de paisagem de Nicolas Poussin na produção da série Meu nosso (entrevista)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i36.41012

Palavras-chave:

imaginária, Meu nosso, palagens, pinturas

Resumo

A entrevista imaginária com o candidato Carlos é um diálogo desenvolvido com base no livro Sublime Poussin, de Louis Marin. Apresenta desdobramentos de questões levantadas a partir de seus textos, julgados pertinentes ao desenvolvimento da série de pinturas Meu nosso. A entrevista é uma tentativa de adequar esse texto às temporalidades propostas para as pinturas, ou de aproveitar informações e discutir questões consideradas concernentes, sem os limites específicos de local e do tempo de atuação dos personagens. Assim, essa entrevista imaginária, conduzida por Louis Marin, conta com participações de Erwin Panofsky, Ernest Gombrich, Meyer Schapiro, Nicolas Poussin e Paul Klee.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Borges, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil

Professor Adjunto do Departamento de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo.

Referências

BARROS, Lilian Ried Miller. A cor no processo criativo: um estudo sobre a Bauhaus e a teoria de Goethe. 4ª ed. São Paulo: Senac, 2006.

DUCHAMP, Marcel. O ato criador. In BATTCOCK, Gregory. A nova arte. Tradução Cecília Prada e Vera de Campos (Coleção Debates). São Paulo: Perspectiva, 1975.

DUVE, Thierry de. Echoes of the readymade: Critique of Pure Modernism. October 70. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1994.

MARIN, Louis. Sublime Poussin. Tradução de Mary Amazonas Leite de Barros. São Paulo: Edusp, 2000.

STRATHERN, Paul. Wittgenstein em 90 minutos. Tradução de Maria Helena Geordane. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

Borges, C. E. (2020). Ecos das pinturas de paisagem de Nicolas Poussin na produção da série Meu nosso (entrevista). REVISTA POIÉSIS, 21(36), 225-242. https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i36.41012