Do fogo às origens: um museu para pensar a arte brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i36.41032

Palavras-chave:

Mário Pedrosa, arte brasileira, Museu das Origens

Resumo

Este artigo trata de uma pesquisa inicial cujo objetivo é revisitar uma demanda crítica inerente às raízes da arte brasileira a partir do pensamento de Mário Pedrosa, com foco no projeto do Museu das Origens. Sob muitos aspectos, Pedrosa é de grande importância na história da crítica nacional, pois, através dele, as questões da arte brasileira ganharam uma dimensão universal e uma consistência cultural nova. Embora não tenha sido contemplado em seu todo, este museu tem aberto a possibilidade de reconstrução de narrativas, até, então, silenciadas e reprimidas; de linguagens e conhecimentos subalternizados pela ideia de totalidade definida pela racionalidade moderna europeia.

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Biografia do Autor

Ana Cecília Araújo Soares de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de pesquisa: Artes Visuais, Plásticas e
Interartes. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes- PPGARTES ICA|UFC. Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem - Universidade Federal do Ceará
(UFC), em 2007. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo - Universidade de Fortaleza (Unifor), em 2008. Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
- Universidade de Fortaleza (Unifor), em 2005. Uma das idealizadoras da Editora Reticências.Tem experiência nas áreas de artes visuais, crítica de arte, curadoria e
jornalismo cultural.

0000-0001-6984-0428

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

Araújo Soares de Souza, A. C. (2020). Do fogo às origens: um museu para pensar a arte brasileira. REVISTA POIÉSIS, 21(36), 331-344. https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i36.41032

Edição

Seção

PESQUISA EM PROCESSO