Do fogo às origens: um museu para pensar a arte brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i36.41032Palavras-chave:
Mário Pedrosa, arte brasileira, Museu das OrigensResumo
Este artigo trata de uma pesquisa inicial cujo objetivo é revisitar uma demanda crítica inerente às raízes da arte brasileira a partir do pensamento de Mário Pedrosa, com foco no projeto do Museu das Origens. Sob muitos aspectos, Pedrosa é de grande importância na história da crítica nacional, pois, através dele, as questões da arte brasileira ganharam uma dimensão universal e uma consistência cultural nova. Embora não tenha sido contemplado em seu todo, este museu tem aberto a possibilidade de reconstrução de narrativas, até, então, silenciadas e reprimidas; de linguagens e conhecimentos subalternizados pela ideia de totalidade definida pela racionalidade moderna europeia.
Downloads
Referências
ADRIÃO, Karla Galvão; CABRAL, Arthur Grimm; TONELI, Maria Juracy Filgueiras. Singularizar. In: FONSECA, Tania Mara Galli; MARASCHIN, Cleci; NASCIMENTO, Maria Lívia do (Org.). Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, 2012.
BOMPUIS, Catherine. Mario Pedrosa: uma indissociável relação entre arte e política em nome da revolução. In BÔAS, Glaucia Villas; PEDROSA, Quito; PUCU, Izabela (Org.). Mário Pedrosa atual [E-book]. Rio de Janeiro: Instituto Odeon, 2019.
COELHO, Frederico. Eu, brasileiro, confesso minha culpa e meu pecado: cultura marginal no Brasil das décadas de 1960 e 1970. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
OSORIO, Luiz Camillo. Olhar à margem: caminhos da arte brasileira. São Paulo: SESI-SP Editora; Cosac Naïf, 2016.
PAPE, Lygia. Catiti-Catiti, na terra dos Brasis. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1980. 104 f. Disponível em https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/5575/3/462326.pdf. Acesso em 19/5/2019.
PEDROSA, Mário. Discurso aos Tupiniquins ou Nambás, 1975. In FERREIRA, Glória (Org.). Crítica de Arte no Brasil: temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte, 2006.
PUCU, Izabela. Mário Pedrosa: imaginação instituinte, museus e pós-modernidade. In BÔAS, Glaucia Villas; PEDROSA, Quito; PUCU, Izabela (Org.). Mário Pedrosa atual [E-book]. Rio de Janeiro: Instituto Odeon, 2019.
SALZSTEIN, Sônia. Mário Pedrosa: o crítico de arte. In NETO, José Castilho Marques (Org.). Mário Pedrosa e o Brasil. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2001.
ZOLI, Ana Flávia. O Museu da Solidariedade do Chile e Mário Pedrosa. Humanidades em Diálogo, São Paulo, 2011. Disponível em https://www.revistas.usp.br/humanidades/article/view/106201/104873. Acesso em 14/3/2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).