Paisagens suspensas nas obras de Kishio Suga
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i36.41198Palavras-chave:
natureza, arquitetura, paisagem, Kishio Suga, instalaçãoResumo
O presente artigo trata da obra do artista japonês Kishio Suga, integrante do grupo de arte do pós-guerra Mono-ha, e aborda especialmente seus trabalhos em instalação, tratando da interação destes com a arquitetura. A percepção do artista sobre a "matéria", estabelecida a partir de seu conceito de mono (coisa), é analisada por meio das noções de espaço, paisagem e site-specific, tendo como base os autores Anne Cauquelin, Milton Santos e Miwon Kwon. Os contrastes entre natural e artificial, muito presentes na obra de Kishio Suga, são explanados partindo das análises do antropólogo Bruno Latour acerca da modernidade e as relações entre natureza e cultura.
Downloads
Referências
CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
KWON, Miwon. Um lugar após o outro: anotações sobre site-specificity. Revista Arte & Ensaios, EBA/UFRJ, Rio de Janeiro, n. 17, 2009.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. São Paulo: Editora 34, 2013.
LATOUR, Bruno. Politics of Nature: East and West Perspectives. Ethics & Global Politics, v. 4, n. 1, 2011.
SANTOS, Milton. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
SUGA, Kishio. The Start of Disappearance: As Things Deny Things. In Selected Writings of Kishio Suga: Spheres Will Not Be Closed. Yokohama: Yokohama Museum of Art, 1999.
SUGA, Kishio. Existence Beyond Condition. Bijutsu techō, n. 324, fev. 1970.
SUGA, Kishio. Brochure Kishio Suga. Nova York: Dia Chelsea Gallery, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).