Espaços liminares - natureza e função do limiar na paisagem contemporânea

Autores

  • Olivier Schefer Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne, França

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i36.42735

Palavras-chave:

romantismo, paisagem, arte contemporânea, Simon Faithfull, Marylène Negro

Resumo

O tema principal deste artigo é o do limiar nas artes visuais, pintura, fotografia e vídeo, analisado através de um ponto de vista romântico e especulativo. Pretendemos destacar os significados românticos da pintura paisagística, por exemplo, sua estrutura reflexiva, especialmente o “limiar duplo” das Rückenfiguren [Figuras vistas pelas costas] de Caspar David Friedrich, conectadas ao espectador e à parte não visível do horizonte. Esse conceito é muito relevante em vários contemporâneos que tentam tornar visível o limite invisível que conecta o tempo e o espaço, o próximo e o distante, o presente e o passado. Este texto explora as obras de Simon Faithfull e Marylène Negro que redescobre o conceito deleuziano de “tempo cristal” em seus vídeos gráficos.

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Biografia do Autor

Olivier Schefer, Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne, França

Olivier Schefer é Professor da Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne, França. E-mail: olivierschefer@free.fr.

Referências

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Como Citar

Schefer, O. (2020). Espaços liminares - natureza e função do limiar na paisagem contemporânea. REVISTA POIÉSIS, 21(36), 67-82. https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i36.42735