"Esse universo dos sons que a gente não escuta”: entrevista com Cildo Meireles
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i36.42766Palavras-chave:
arte contemporânea, som, Cildo MeirelesResumo
Desde janeiro de 2019, temos tido a oportunidade de realizar uma série de entrevistas com Cildo Meireles, além de outras visitas ao ateliê do artista. Esta entrevista, a primeira da série, trata do sonoro em diversas obras de Cildo Meireles, desde o final da década de 1960 até a década de 2010. O desenrolar da entrevista se dá entremeado por reticências que contemplam conversas paralelas à questão sonora e também muitas risadas com o artista e seus assistentes.Downloads
Referências
CRANNELL, Annalisa; FRANTZ, Marc; FUTAMURA, Fumiko. Perspective and Projective Geometry. Princeton e Oxford: Princeton University Press, 2019.
GALERIA LUISA STRINA. Cildo Meireles. Informações sobre a obra Para Pedro. Disponível em https://www.galeria luisas-trina.com.br/artistas/cildo-meireles/. Acesso em 10/2/2020.
SESC POMPEIA. Entrevendo: Cildo Meireles. (catálogo da exposição) São Paulo: Sesc Pompeia, 2019.
UNIVERSES IN UNIVERSE. Cildo Meireles. Informações sobre a obra Elemento desaparecendo / Elemento desaparecido (passado iminente). Documenta 11, Fredericianum: Kassel (Alemanha), 2002. Disponível em http://universes-in-universe.de/car/documenta/11/frid/e-meireles.htm. Acesso em 7/2/2020.
VARIOUS ARTISTS; JACOBS, Loes (Ed.). Mango Discipline: Cildo Meireles e Various Artists. (catálogo publicado a partir da exposição Q & A, realizada em 2015). Gent, Bélgica: Various Artists; San Gimignano, Italia: Galleria Continua, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).