Democracia sem garantias
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i36.43173Palavras-chave:
democracia, crise, política, arteResumo
Com uma observação aguda das crises postas para a democracia na contemporaneidade, atravessada e engolfada pela expansão e pela onipresença das ideologias neoliberais, Marc James Léger é categórico ao afirmar que a democracia está em apuros. Em sua análise, o autor apresenta a compreensão de que, há muito, os movimentos da arte, independentemente de suas conceitualizações e perspectivas, nunca estiveram dissociados do capitalismo e da ideologia burguesa, que sempre lhes serviram como pano de fundo. Mais inquietante, entretanto, é a formulação de Léger ao se perguntar e ao nos perguntar “se a arte de alguma forma não é, involuntária ou programaticamente, um aspecto dessa mesma governança neoliberal”.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
As referências usadas pelo autor aparecem como notas de fim do texto (Os editores desta edição decidiram manter o formato da publicação original da Esse Magazine, Canadá).
Downloads
Publicado
2020-07-01
Como Citar
Léger, M. J., Melo, R., Leite, C. A. de O., & Oliveira, L. S. de. (2020). Democracia sem garantias. REVISTA POIÉSIS, 21(36), 209-222. https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i36.43173
Edição
Seção
TRADUÇÃO
Licença
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).