Imagens da Amazônia na arte brasileira: do território a conquistar ao território a resistir
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v22i38.45673Palavras-chave:
Amazônia, Arte brasileira, ImagemResumo
Este trabalho busca discutir sobre as imagens da Amazônia em obras de artistas visuais do campo artístico especializado no Brasil, desde o início do século 20 aos dias atuais. A base teórico-metodológica transita entre a história social da arte e a antropologia da imagem. As imagens e obras são mostradas em seus vínculos com ideologias políticas e estéticas sobre a Amazônia, desde a formulação do discurso de “conquista da região”, passando pelas várias formulações de “identidades amazônicas” baseadas nas paisagens naturais e humanas, até a construção do discurso da necessidade de resistência cultural e política à ocidentalização.Downloads
Referências
BASE7 (ed.). Arte pela Amazônia: arte e atitude. São Paulo: Base7, 2008. Catálogo de exposição.
BELTING, Hans. Antropologia da imagem. Tradução de Artur Morão. Lisboa: KKYM; EAUM, 2014.
CHAGAS, Pedro Dolabela. “1970”: arte e pensamento. Belo Horizonte: UFMG, 2018.
COUTO, André L. F.; SILVA, Luiza H. O. És tupi do Brasil: a presença do índio na obra de Clécio Penedo. Barra Mansa: C. Penedo, 2001.
FIGUEIREDO, Aline. Arte aqui é mato. Cuiabá: UFMT, 1990.
GALERIA PAULO PRADO. Dina Oliveira. São Paulo: Galeria Paulo Prado, 1985. Catálogo de exposição.
GONDIM, Neide. A invenção da Amazônia. São Paulo: Marco Zero, 1994.
GRUZINSKI, Serge. A Amazônia e as origens da globalização (Sécs.XVI-XVIII): da história local à história global. Belém: Estudos Amazônicos, 2014.
MARCELINO, Vitor. “Amazônia”, de Claudia Andujar e George Love, em contexto: as relações com a exposição Hileia Amazônica. In: FREIRE, Luiz et. al. (orgs.). Anais do XXXVIII Congresso do CBHA. Florianópolis: CBHA, 2019, p. 633-642.
MIGNOLO, Walter. Desobediencia epistémica: retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad, gramática de la descolonialidad. Buenos Aires: Del Signo, 2010.
PÁSCOA, Luciane. As artes plásticas no Amazonas: o Clube da Madrugada. Manaus: Valer, 2011.
PIZARRO, Ana. Amazônia: as vozes do rio: imaginário e modernização. Tradução de Rômulo Monte Alto. Belo Horizonte: UFMG, 2012.
STIGGER, Verônica (cur.). Maria Martins: metamorfoses. São Paulo: MAM São Paulo, 2013.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Gil Vieira Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).