Ouvir o “grito” de Frans Krajcberg: reverberar sua luta

Autores

  • Luciana Benetti Marques Valio Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v22i38.45674

Palavras-chave:

Frans Krajcberg, Arte e Natureza, Bienal de São Paulo

Resumo

A abordagem da obra de Frans Krajcberg neste artigo será realizada considerando a urgência do momento atual da pandemia do coronavírus. A partir de reflexões sobre a crise climática produzida em função das desvatações das florestas, diante da possibilidade de chegada ao fim do mundo, falar da obra de Krajcberg é mais do que homenagea-lo, é uma maneira de procurarmos resisitir à destruição que se apresenta cada vez mais vultosa. Assim, unir-se à voz de Krajcberg em defesa da Floresta Amazônica e de seus povos é uma forma ajudar a levar adiante sua luta e estabelecer possibilidades de sobrevivência e resistência.  

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Biografia do Autor

Luciana Benetti Marques Valio, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Pós-doutoranda em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, IA/UNICAMP (bolsa PNPD/CAPES), no qual pesquisa as obras de arte contemporâneas de grandes mostras (bienais e documenta) com enfoque decolonial. Doutora pelo mesmo Programa (bolsa CAPES), no qual realizou a pesquisa sobre as práticas artísticas de Renata Lucas, com ênfase na inserção destas práticas no espaço público. Melhor Tese de 2014 pelo PPG-Artes Visuais/UNICAMP indicada para o Prêmio Tese/CAPES 2015. Foi selecionada como Professora Substituta (Processo Seletivo Emergencial) para atuar na Disciplina Escultura II, do Curso de Artes Visuais do IA/UNICAMP, durante o 1º semestre letivo de 2016. Atualmente participa do Grupo de Pesquisa Estratégias Expositivas do Desenho em Arte Contemporânea, foi, também, participante do Grupo de Pesquisa Arte e Cidade, ambos os projetos credenciados ao CNPq. Realizou Mestrado em Cultura e Informação, na ECA/USP, no qual pesquisou a exposição de arte como síntese do sistema da arte a partir do estudo das práticas avaliatórias em museus e instituições culturais (bolsa CNPq e FAPESP). Atuou junto ao Fórum Permanente: museus de arte - entre o público e o privado. No curso de Avaliação de Projetos e Programas Sociais (CEATS/FIA - FEA/USP) desenvolveu a monografia sobre a avaliação das exposições de arte da Bienal de São Paulo. Especializou-se em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas elaborando o planejamento estratégico da Fundação Matto Dentro, projeto para a gestão do Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim em Campinas/SP. Bacharel (2001) e Licenciada (2003) em Educação Artística - Hab. em Artes Plásticas pela UNICAMP.

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Publicado

2021-07-07

Como Citar

Valio, L. B. M. (2021). Ouvir o “grito” de Frans Krajcberg: reverberar sua luta. REVISTA POIÉSIS, 22(38), 106-120. https://doi.org/10.22409/poiesis.v22i38.45674