A língua, o chapéu, o elefante e a caixa do carneiro: a nova imaginação em Duchamp e Saint-Exupéry
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v22i37.45691Palavras-chave:
pintura, fotografia, imaginação, escrita, semióticaResumo
O artigo aproxima duas produções de campos diferentes, o livro O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, e a obra de Marcel Duchamp, em especial Com a minha língua na minha bochecha, para tratá-las como pontas do mesmo iceberg, a saber a mudança do regime sígnico paradigmático histórico referenciado no símbolo para o pós-histórico, que tem como referência o índice, segundo as definições da semiótica de C.S. Peirce; assim como a influência das imagens técnicas neste processo, com base na análise de Vilém Flusser que incide sobre a dinâmica cultural do Ocidente e a retomada da hegemonia da imaginação inerente ao domínio da lógica produtora de sentido por aparelhos.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A câmara clara, Nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BATAILLE, Georges. Manet. Paris: Skira, 1955.
CABANNE, Paul. Marcel Duchamp, engenheiro do tempo perdido. São Paulo: Perspectiva, 1997
CHIPP, Herschel B. Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
COELHO, José Teixeira. Semiótica, informação e comunicação, diagrama da teoria dos signos. São Paulo: Perspectiva, 1980.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas: Papirus, 1993.
MORRIS, Charles. Fundamentos da Teoria dos Signos. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1976.
OWENS, Craig, Beyond Recognition – Representation, Power, and Culture. Berkeley; Los Angeles; Oxford: University of California Press, 1992.
SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O pequeno príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 1985.
SANTAELLA, Lúcia; NÖTH, Winfried. Imagem, cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1999.
VIRILIO, Paul. A máquina de visão. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994.
Artigos
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Relume Dumará, 2002.
FLUSSER, Vilém. Prétextos para a Poesia, Caderno Rioarte, ano 1, n. 3, 1985.
FLUSSER, Vilém. Texto/ Imagem enquanto Dinâmica do Ocidente. Caderno Rioarte, ano 2, n. 5, 1996
KRAUSS, Rosalind. Notes on the Index. In: The Originality of the Avant-Garde and Other Modernist Myths, The MIT Press, 1986.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Ricardo Maurício Gonzaga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).