Histórias críticas da fotografia nas Amazônias e arte é resistência decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v22i37.47236

Palavras-chave:

Amazônia paraense, exotificação e sexualização de corpos indígena, História Crítica da Fotografia

Resumo

Este artigo pretende, a partir de relatos e reescritas, pensar sobre percursos das histórias da fotografia nas suas relações entre ética e uso da imagem e apropriação de histórias, na tentativa de repensar a relação de poder constituída a partir de um ponto de vista na história da imagem, partindo da Amazônia paraense como lugar de reflexão. Este texto tem a colaboração de Izabelle Louise Anaúa Tremembé, estudante indígena da Universidade Federal de Ceará (UFC), que fez um relato sobre a cultura da apropriação, da exotificação dos objetos sagrados e sexualização dos corpos femininos, assim como, em sua fala, ela afirma a ausência de conhecimento acerca de seus rituais e, ainda, que a autonomia dos povos indígenas em fazer arte sempre existiu. Os relatos foram articulados no encontro entre professores e produtores de fotografia e cinema em Alcântara/MA, em abril de 2019.

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Biografia do Autor

Cláudia Leão, Universidade Federal do Pará, Brasil

Cláudia Leão é fotógrafa, pesquisadora e professora dos Cursos de Artes Visuais/UFPA. Vive e trabalha em Belém e atua em ações colaborativas e coletivas nos rios Xingu, Tapajós e nas ilhas no entorno de Belém/PA. Coordena o grupo de pesquisa Lab Ampe e o projeto Histórias Críticas de Imagens da Amazônia Paraense. 

Izabelle Louise Anaúa Tremembé, Universidade de Aveiro, Portugal

Izabelle Louise Anaúa Tremembé é arte-educadora, artista, comunicadora e fotógrafa, graduada em Publicidade e Propaganda UFC/CE, pesquisadora no LICCA (Laboratório de investigação em Corpo, Comunicação e Arte/UFC e Imago - Laboratório de Estudos de Estética e Imagem). Aos 14 anos, inicia a fotografar no fluxo entre Itarema e Fortaleza, entres os mares, a cidade, as periferias, os povos originários, o autorretrato e o corpo. Em 2016, foi contemplada pelo Edital N° 03/2016 do Instituto Bela Vista/SECULTFOR. Atualmente estuda Mestrado em Criação Artística Contemporânea, na Universidade de Aveiro.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

Leão, C. ., & Tremembé, I. L. A. . (2021). Histórias críticas da fotografia nas Amazônias e arte é resistência decolonial . REVISTA POIÉSIS, 22(37), 77-90. https://doi.org/10.22409/poiesis.v22i37.47236