Miçangas tchecas como arte na Amazônia? – produção de corpos e beleza na Guiana indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v22i37.47271

Palavras-chave:

miçangas, corpo, Tiriyó

Resumo

A partir dos usos e circulações de miçangas entre povos habitantes das Terras Indígenas Parque do Tumucumaque e Rio Paru d'Este (Tiriyó, Katxuyana, Wayana, Aparai, dentre outros), localizadas no norte do Pará, indico a importância do cotidiano e da alteridade na estética desses povos amazônicos – e como essa experiência traz impactos para além da Amazônia. Mobilizando elementos da história e da cosmologia dos povos da região, trago elementos que podem contribuir para debates sobre autoria, transformações culturais e o papel das mulheres na produção de corpos e de artes. Este artigo foi elaborado a partir de pesquisa bibliográfica e etnográfica, incluindo visita ao acervo do Museu Paraense Emílio Goeldi.

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Biografia do Autor

Cecília de Santarém Azevedo de Oliveira, Instituto de Pesquisa e Formação Indígena, Brasil

Cecília de Santarém Azevedo de Oliveira é mestra em Antropologia Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

Oliveira, C. de S. A. de . (2021). Miçangas tchecas como arte na Amazônia? – produção de corpos e beleza na Guiana indígena. REVISTA POIÉSIS, 22(37), 189-208. https://doi.org/10.22409/poiesis.v22i37.47271