Mudança estrutural dos contrapúblicos em face a controvérsias artístico-culturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v22i38.47572

Palavras-chave:

arte contemporânea, contrapúblicos, esfera pública, Michael Warner, Queermuseu

Resumo

Nos últimos anos, manifestações contrárias às artes questionaram uma suposta receptividade dos públicos. O fato de os detratores compartilharem várias características dos contrapúblicos suspendeu a vinculação exclusiva do termo aos públicos progressistas. Mas a mudança não se reduz a uma ampliação de escopo do conceito; ela vai da ascensão de ultraconservadores à disjunção entre as instâncias normativa e descritiva que o conceito era capaz de sobrepor. Após revisarmos a teoria de Michael Warner sobre os contrapúblicos, discutimos os usos do termo pelo campo da arte, para então confrontá-los com duas expressões daquela mudança: o caso Queermuseu e a formação de um contrapúblico ultraliberal.

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Biografia do Autor

Cayo Vinicius Honorato da Silva, Universidade de Brasília, Brasil

Cayo Honorato é Doutor em Educação e Professor Adjunto pela Universidade de Brasília.

Diogo de Moraes, Universidade de São Paulo, Brasil

Diogo de Moraes Silva é Doutorando em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo. 

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Publicado

2021-07-07

Como Citar

Honorato da Silva, C. V., & de Moraes Silva, D. (2021). Mudança estrutural dos contrapúblicos em face a controvérsias artístico-culturais. REVISTA POIÉSIS, 22(38), 309-343. https://doi.org/10.22409/poiesis.v22i38.47572