A Mulher Cientista e a Mulher Alienígena
a representação feminina em uma ficção científica brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v22i38.49000Palavras-chave:
ficção científica, personagens femininas, estudos feministas, cinema brasileiro.Resumo
Partindo do filme Os Cosmonautas (1962) de Victor Lima, uma FC nacional que conta a história de uma missão espacial brasileira bastante confusa, a análise destaca duas personagens femininas relevantes – a cientista Alice (Telma Elita) e a alienígena Krina Iris (Neide Aparecida). Ao abordar o filme a partir das problemáticas de gênero, a hipótese é de que a produção explora de forma cômica a construção de suas personagens, prevendo outras possibilidades de existência aos estudos feministas no cinema brasileiro em meio a um gênero cinematográfico tão híbrido e, quiçá para alguns, inexistente. Assim, apontamos o deboche e o tratamento cômico como um meio de análise válido, levando em consideração prerrogativas que privilegiam o tratamento do corpo como uma forma de autonomia para as personagens femininas.
Downloads
Referências
CAUSO, Roberto de Sousa. “Os Cosmonautas”, Terra Magazine, 2006. Disponível em: http://noticias.terra.com.br/imprime/0,,OI1100146-EI6622,00.html. Acesso em 11/7/2019.
HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Explosão feminista: Arte, cultura, política e universidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
KRISTEVA, Julia. The Kristeva Reader. Nova York: Columbia University Press, 1986.
LYRA, Bernadette; SANTANA, Gelson [org.]. Cinema de Bordas. São Paulo: Editora a lápis, 2006.
LYRA, Bernadette; SANTANA, Gelson [org]. Cinema de Bordas 2. São Paulo: Editora a lápis, 2008.
MATOS, Maria Izilda Santos de; BORELI, Andrea; SCHWARTZ, Rosana. Da invisibilidade ao gênero: trajetórias, perspectiva, possibilidades e desenvolvimento. In: Gênero, terceiro setor e desenvolvimento: Quebradeiras – uma luta pela preservação do meio ambiente e cultura dos babaçuais. São Paulo: Verona, p. 38-79, 2015.
SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica – Multiculturalismo e Representação. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
SUPPIA, Alfredo Luiz Paes de Oliveira. Limite de Alerta! Ficção Científica em Atmosfera Rarefeita: Uma introdução ao estudo da FC no cinema brasileiro e em algumas cinematografias off-Hollywood. 2007. Tese [Multimeios] – Unicamp, São Paulo, 2007.
SUPPIA, Alfredo Luiz Paes de Oliveira. Cartografias para a ficção científica mundial – cinema e literatura. São Paulo: Alameda, 2015.
TENNENBAUM, Carla. O circular é feminino. Ideia Circular, 9 de março de 2019. Disponível em https://www.ideiacircular.com/circular-e-feminino/?fbclid=IwAR1FNjNHnjb7uOkd9HhtJUmhfQZiloMgAvmuyrWIiafIUeigSQZtusyLH0. Acesso em 12/6/2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Carolina de Oliveira Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).