Corporalidades (des)localizadas
acionamentos de performance de Pedra Costa.
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v22i38.49077Palavras-chave:
Performance; Pêdra Costa; Território; Aesthetic dissent.Resumo
A partir da produção da artista Pêdra Costa – dando foco à exposição À Nordeste e as ações de Solange, tô aberta – pretendo desenvolver neste artigo uma reflexão sobre a arte da performance associada as ações políticas, a ação-palavra-performance, tendo como foco da discussão a decolonialidade, uma perspectiva política da ação dos corpos dissidentes, compreendendo a dissidência desde uma perspectiva estética. O artigo ainda busca discutir os territórios da performance, pensando o corpo, a borda, a fronteira, a criação de espaços fronteiriços, e as (des)deslozalizações que se dão pela performance e pelo corpo.Downloads
Referências
AUSTIN, John L. Como hacer cosas con palabras: palabras y acciones. Buenos Aires: Paidos, 1990.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2016.
COSTA, Pêdra. Pêdra Costa: uma trajetória 2004-2017. São Paulo: Edições Sesc, 2019.
FERREIRA, Jerusa P. Culturas das bordas: edição, comunicação e cultura. Cotia: Ateliê Editorial, 2010.
GÓMEZ, Pedro P. “Introducción: trayectorias de la opción estética decolonial”. In: GÓMEZ, Pedro P. (org.). Arte y estética em la encrucijada descolonial II. Buenos Aires: Del Signo, 2014.
GÓMEZ-PEÑA, Guillermo. “Em defesa da arte da performance”. In. DAWSEY, John; MULLER, Regina; SATIKO, Rose; MONTEIRO, Mariana (org). Antropologia e performance: ensaios na pedra. São Paulo: Terceiro nome, 2013.
ZUMTHOR, Paul. Escritura e nomadismo: entrevistas e ensaios. Cotia: Ateliê Editorial, 2005.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 thigresa almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).