Os Objetos gráficos de Mira Schendel: o silêncio da fala na imagem
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i39.49097Palavras-chave:
Mira Schendel, Objetos gráficos, silêncio, ausênciaResumo
Este artigo propõe uma análise da série Objetos gráficos (1967/1973) de Mira Schendel, artista nascida na Suíça radicada no Brasil, a partir da ideia do silêncio e da ausência implicados na linguagem. Três elementos principais são abordados nesta análise: a materialidade da letra, a transparência do suporte de acrílico e papel de arroz e a existência de várias camadas na obra, que garantem uma profundidade à mesma. A partir da leitura de autores como Haroldo de Campos, procuramos ainda inserir o trabalho de Mira Schendel dentro de um campo ampliado da poesia, esgarçando as fronteiras entre palavra e imagem no contemporâneo.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. “Experiência e pobreza”. In: Magia, técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.
CAMPOS, Haroldo de. “Entrevista a Sônia Salzstein”. In: SALZSTEIN, Sônia (org.). no vazio do mundo: Mira Schendel. São Paulo: Marca d’Água, 1996.
CAMPOS, Haroldo de. “da fenomenologia da composição à matemática da composição”. In: CAMPOS, Augusto de, CAMPOS, Haroldo de, PIGNATARI, Décio (org.). Teoria da poesia concreta: textos críticos e manifestos 1950-1960. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2006.
FABBRINI, Ricardo Nascimento. “Miragrafias”. Folha de S. Paulo. Jornal de resenhas. 13/04/2002. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/resenha/rs1304200210.htm>, acessado em 05/03/2021.
FENOLLOSA, Ernest. “Os caracteres da poesia chinesa como instrumento para a poesia”. In: CAMPOS, Haroldo (org.). Ideograma: lógica, poesia, linguagem. Textos traduzidos por Heloysa de Lima Dantas. São Paulo: Cultrix: Ed. da Universidade de São Paulo, 1977.
FLUSSER, Vilém. “Indagações sobre a origem da língua”. In: SALZSTEIN, Sônia (org.). no vazio do mundo: Mira Schendel. São Paulo: Marca d’Água, 1996.
MARQUES, Maria Eduarda. “O lugar da pintura na obra de Mira Schendel”. In: Mira Schendel pintora. Catálogo de exposição. Instituto Moreira Salles, 2011.
RIVERA, Tania. “A casa da letra”. In: TRINDADE, Helena. LIVROs. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009.
SALZSTEIN, Sônia (org.). no vazio do mundo: Mira Schendel. São Paulo: Marca d’Água, 1996.
SCHENDEL, Mira. Sem título. In: SALZSTEIN, Sônia (org.). no vazio do mundo: Mira Schendel. São Paulo: Marca d’Água, 1996.
TRINDADE, Helena. “Poética da letra”. In: SARAIVA, Alberto (org.). Poesia visual. Rio de Janeiro: F10 Editora: Oi Futuro, 2013.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Thiago Grisolia Fernandes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).