Poeta entre pintores
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v22i38.50654Palavras-chave:
Frank O’Hara, Marjorie Perloff, Poesia, Pintura, Literatura no campo expandidoResumo
O ensaio trata da relação entre a obra poética de Frank O’Hara e a pintura, em especial com as vanguardas do expressionismo abstrato na cena artística da Nova York dos anos 1950 e 1960. O texto integra o terceiro capítulo do livro homônimo escrito pela crítica e ensaísta Marjorie Perloff, todavia inédito em língua portuguesa. Analisando as relações de O’Hara com artistas visuais no plano afetivo, intelectual, profissional e artístico, Perloff enfatiza as experimentações formais desse autor cuja poesia foi diretamente influenciada pela action painting, pelo happening e pela sua atuação como crítico e curador do MOMA. O ensaio apresenta ainda duas colaborações artísticas de O’Hara com os pintores Larry Rivers e Norman Bluhm, que Perloff denomina poemapinturas, dado o entrelugar formal que os caracteriza, poeta e pintor agindo simultaneamente sobre uma mesma superfície. Poesia e pintura revelam-se, na obra de O’Hara, partes de uma mesma matéria vivente. (Resumo e palavras-chave elaborados pelos tradutores).
Downloads
Referências
APOLLINAIRE, Guillaume. Apollinaire on Art, Essays and Reviews 1901-1918, Coleção The Documents of 20th Century Art. Nova York: Viking, 1971, p. xxix.
BRAINARD, Joe et al. Panjandrum : A Journal Of Contemporary Poetry 2 & 3 (1973) - Double Issue With Special Supplement On Frank O'Hara. San Francisco: Panjandrum Press, 1973.
MOTHERWELL, Robert [org.]. The Dada Painters and Poets, An Anthology, tradução de Ralph Manheim. Nova York: Wittenborn, Schultz, Inc., 1951.
O’HARA, Frank. In Memory of My Feelings. A Selection of Poems by Frank O'Hara. Nova York: Museu de Arte Moderna, 1967.
O’HARA, Frank. The Collected Poems of Frank O'Hara. Nova York: Knopf, 1971.
O’HARA, Frank. Art Chronicles 1954-1966. Nova York: Braziller, 1975a.
O’HARA, Frank. Standing Still and Walking in New York. Bolinas, California: Grey Fox Press, 1975b.
O’HARA, Frank. Meu coração está no bolso. Tradução de Beatriz Bastos e Paulo Henriques Britto. São Paulo: Luna Parque, 2017.
PERREAULT, John. Art News, v. 65, 1967.
PERLOFF, Marjorie. Poet among Painters. Nova York: Braziller, 1977.
RIVERS, Larry. Location: Spring 1963. Nova York: Longview Foundation, 1963.
RUBIN, William S. Dada, Surrealism and their Heritage. Nova York: Museu de Arte Moderna, 1967.
TOMPKINS, Calvin. “The Skin of the Stone”. In: The Scene, Reports on Post-Modern Art. New York: Viking, 1976.
LIPPARD, Lucy. “Max Ernst: Passed and Pressing Tensions”. In: Hudson Review, 23 (inverno 1970-1971).
TILLIN, Sidney. Arts Magazine, v. 34, Dez. 1959.
STEIN, Gertrude. Everybody’s Autobiography. Nova York: Vintage, 1973.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marjorie Perloff; Ana Clara Mattoso, Augusto Melo Brandão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).