Abraham Palatnik: a luz como meio de expressão plástica
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i39.50822Palavras-chave:
Arte Cinética, Abraham Palatnik, Aparelho Cinecromático, Arte e Tecnologia, Relação Espaço/luz/tempo.Resumo
O texto reflete sobre a criação e a participação do Aparelho Cinecromático de autoria do brasileiro Abraham Palatnik (1925-2019), na I Bienal Internacional de São Paulo (1951), bem como a dificuldade da crítica brasileira de dialogar com o inusitado objeto dotado de luz em movimento, por se distanciar do tradicional duopólio artístico, embora o mesmo não deixasse de se insinuar simultaneamente como objeto escultórico e pictórico. Se esse pioneiro objeto cinético não deixava de ser tributário do Modulador de Espaço-Luz (1930), de autoria do artista húngaro Moholy-Nagy, é inegável a ousadia e a perseverança de Palatnik, ao criar obras lumino-cromáticas em um país defasado tecnologicamente.
Downloads
Referências
BARRET, Cyril. “A Arte Cinética”, In: STANGOS, Nikos. Conceitos de Arte Moderna. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991, p. 150-159.
BENTO, Antonio. A Máquina de Abrahão Palatnik. Diário Carioca, RJ, 20 out.1951, p. 6.
BÉRTOLA, Elena de. Arte Cinético. Em movimento y la transformatión: análisis perceptivo y funcional. Buenos Aires: Nueva Visión, 1973.
BIHALJI-MERIN, Oto. La fin de l´Art à l´ère de la Science? Bruxelles: La Conaissance, 1970.
MAURÍCIO, Jayme. Palatnik e a “Antiteoria” do Cinecromatismo. Correio da Manhã, RJ, 11 abr. 1960, p. 2 (2º. Cad.).
PALATNIK, Abraham. Na I Bienal: a magia de Palatnik. Luz no lugar da tinta (depoimento). Tribuna da Imprensa, RJ, 05 nov. 1951, p. 5.
PARENTE, André (org). Imagem Máquina. Rio de Janeiro; Edições 34, 1993.
PEDROSA, Mário. Introito à Bienal. Tribuna da Imprensa, RJ, 20 out.1951, p. 7.
PEDROSA, Mário. Arte e Invenção. Jornal do Brasil, RJ, 23 março 1960.
PEDROSA, Mário. (AMARAL, Aracy, Org.).Mundo, Homem, Arte em crise. São Paulo: Perspectiva, 1975.
PIERRE, Arnauld. “L´Oeil Multiplié”, In L´Oeil Moteur: art optique et cinétique, 1950-1975. Strasbourg: Les Musées de Strasbourg, 2005, p. 20-29.
PONTUAL, Roberto. Movimento: do motor, do olho, da gente. Jornal do Brasil, RJ, 14 maio 1977.
POPPER Frank, Naissance de l´Art Cinetique. Paris: Gauthier-Villards, 1967.
RAGON, Michel. Le mouvement dans l´art actuel, Jardin des Arts, Paris ,. n. 95 p. 54-61, octobre, 1962.
TOMKINS, Calvin. Duchamp. Trad. Maria Thereza R. Costa. São Paulo: Cosac Naify, 2004, p. 281-284.
ZANINI, Walter. Uma nova técnica na pintura moderna. O Tempo, São Paulo, 01 jun. 1952.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Almerinda da Silva Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).