Série Mapas
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i39.52951Palavras-chave:
mapas; colonialidade; BrasilResumo
Assim como em Terra Brasilis (1519), grande parte dos mapas coloniais do Brasil estão marcados por um evidente contraste entre um Leste colonizado e nomeado com topônimos europeus, com um Oeste desconhecido, representado como um grande vazio continental ou uma região idílica cheia de riquezas e criaturas mitológicas. Esse tipo de leitura do território está ligada ao imaginário colonial das primeiras invasões bandeirantes no Brasil central, que compreendiam o Oeste como um espaço exótico e selvagem passível de ser colonizado.
Downloads
Referências
Sem referências
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Talles Lopes de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).