Série Mapas

Autores

  • Talles Lopes de Oliveira Universidade Estadual de Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i39.52951

Palavras-chave:

mapas; colonialidade; Brasil

Resumo

Assim como em Terra Brasilis (1519), grande parte dos mapas coloniais do Brasil estão marcados por um evidente contraste entre um Leste colonizado e nomeado com topônimos europeus, com um Oeste desconhecido, representado como um grande vazio continental ou uma região idílica cheia de riquezas e criaturas mitológicas. Esse tipo de leitura do território está ligada ao imaginário colonial das primeiras invasões bandeirantes no Brasil central, que compreendiam o Oeste como um espaço exótico e selvagem passível de ser colonizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talles Lopes de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás, Brasil

Talles Lopes de Oliveira  vive e trabalha em Anápolis, Goiás. Artista visual, arquiteto e urbanista graduado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), participou de mostras como a XII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo no Centro Cultural São Paulo (CCSP) e a exposição “Vaivém” no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), participando mais recentemente da 7ª edição do EDP nas Artes, no Instituto Tomie Ohtake. Revisitando uma série de documentos históricos, como publicações, catálogos de exposições e representações cartográficas, o artista vem elaborando uma série de mapas investigando a construção da ideia de um “Brasil moderno” como uma contraditória atualização de um imaginário colonial. Ao mesmo tempo, seu trabalho vem se dedicando às tensões existentes na apropriação e reinvenção dos ícones da arquitetura moderna por diferentes arquiteturas não-oficiais no interior do Brasil. 

Referências

Sem referências

Downloads

Publicado

2022-01-30

Como Citar

Oliveira, T. L. de . (2022). Série Mapas. REVISTA POIÉSIS, 23(39), 102-114. https://doi.org/10.22409/poiesis.v23i39.52951