O TEATRO NO CONTEXTO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA:
MUITO PRATICADO, AINDA POUCO COMPREENDIDO
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.v24i41.59030Palavras-chave:
Teatro-Ciência;, Divulgação Científica;, Arte-Ciência;, Engajamento Público na CiênciaResumo
As iniciativas de divulgação científica que mesclam ciência e teatro proliferam em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. No entanto, a produção acadêmica sobre o tema ainda é jovem, escassa e frágil, de modo que ainda se conhece pouco suas características e sua recepção entre diferentes públicos. Isto torna difícil compreendê-las em toda a sua riqueza e complexidade e saber como exatamente o teatro tem contribuído para o diálogo entre ciência e sociedade. A partir de uma imersão na prática e na pesquisa sobre o tema, fazemos neste ensaio uma reflexão crítica sobre o teatro no contexto da divulgação científica.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Carla; LOPES, Thelma. Ciência em Cena: Teatro no Museu da Vida. Rio de Janeiro: Museu da Vida/COC/Fiocruz, 2019. Disponível em http://www.museudavida.fiocruz.br/images/Publicacoes_Educacao/PDFs/LivroTeatroCienciaemCena.pdf. Acesso em 13/7/2022.
ALMEIDA, Carla; et al. Ciência e teatro como objeto de pesquisa. Ciência & Cultura, v. 70, n. 2, p.35-40, 2018. Disponível em http://dx.doi.org/10.21800/2317-66602018000200011. Acesso em 13/7/2022.
BARBACCI, Silvana. Science and theatre: a multifaceted relationship between pedagogical purpose and artistic expression. In: International Conference on Public Communication of Science and Technology (PCST), 2004, Barcelona. [Anais]. Barcelona: PCST,
Disponível em https://pcst.co/archive/pdf/Barbacci_PCST2004.pdf. Acesso em 13/7/2022.
BAUER, Martin W.; ALLUM, Nick; MILLER, Steve. What can we learn from 25 years of PUS survey research? Liberating and expanding the agenda. Public Understanding of Science, v. 16, n. 1, p.79-95, 2007. Disponível em https://doi.org/10.1177/0963662506071287. Acesso em 13/7/2022.
BAUM, Lynn; HUGHES, Catherine. Ten years of evaluating science theater at the museum of science, Boston. Curator, v. 44, n. 4, p.355-369, 2001. Disponível em https://doi.org/10.1111/j.2151-6952.2001.tb01175.x. Acesso em 13/7/2022.
BICKNEL, Sandra; FISCHER, Susie. Enlightening or embarrassing? Drama in the science museum, London, United Kingdom. Visitor Studies, v. 6, n. 1, p.79-88, 1994. Disponível em https://resources.informalscience.org/enlightening-or-embarrassing-drama-science-museum-london-uk. Acesso em 13/7/2022.
BLACK, Dana; GOLDOWSKY, Alexander. Science theater as an interpretive technique in a science museum. Boston: National Association of Research in Science Teaching, 1999. Disponível em https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED443709.pdf. Acesso em
/7/2022.
BRIDAL, Tessa. Exploring museum theatre. Maryland: Rowman & Littlefield, 2004.
BROSSARD, Dominique; LEWENSTEIN, Bruce. A critical appraisal of models of public understanding of science: using practice to inform theory. In: KAHLOR, LeeAnn; STOUT, Patricia (org.). Communicating science: new agendas in communication. Nova York;
Londres: Routledge, 2010. p.11-39.
CASTELFRANCHI, Yurij; FERNANDES, Victor. Teoria crítica da tecnologia e cidadania tecnocientífica: resistência, “insistência” e hacking. Revista de Filosofia Aurora, v. 27, n. 40, p.167-196, 2015. Disponível em http://dx.doi.org/10.7213/aurora.27.040.
DS07. Acesso em 13/7/2022.
COPPOLA, Al. Latour and Balloons: Gaïa Global Circus and the Theater of Climate Change. Configurations, Estados Unidos, v.28, n. 1, p.29-49, 2020. Disponível em https://doi.org/10.1353/con.2020.0001. Acesso em 13/7/2022.
DE MARINIS, Marco. En busca del actor y del espectador: Comprender el teatro II. Buenos Aires: Galerna, 2005.
DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2015.
DESGRANGES, Flávio. O espectador e a contemporaneidade: perspectivas pedagógicas. Revista Sala Preta, São Paulo, v. 2, p.221-228, 2002. Disponível em https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v2i0p221-228. Acesso em 13/7/2022.
DESGRANGES, Flávio. Quando teatro e educação ocupam o mesmo lugar no espaço. Trabalho de conclusão de curso. (Especialização em Artes Cênicas) - Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Universidade de São Paulo, 2005. Disponível em http://www2.eca.usp.br/inerte/publicacao/43/Quando%20teatro%20e%20educa%C3%A7%C3%A3o%20ocupam%20o%20mesmo%20lugar%20no%20espa%C3%A7o. Acesso em 13/7/2022.
EDE, Siân. Science and the contemporary visual arts. Public Understanding of Science, v. 11, n. 1, p.65-78. Disponível em https://doi.org/10.1088/0963-6625/11/1/304. Acesso em 13/7/2022.
FRIEDMAN, Alan J. Reflections on communicating science through art. Curator, v. 56, n. 1, p.3-9. 2013. Disponível em https://doi.org/10.1111/cura.12001. Acesso em 13/7/2022.
FRUGUGLIETTI, Salvatore. The theatre, (art) and science: between amazement and applause! JCOM, v. 8, n. 2. 2009. Disponível em https://doi.org/10.22323/2.08020307. Acesso em 13/7/2022.
GUÉNOUN, Denis. O teatro é necessário? São Paulo: Perspectiva, 2004.
HALPERN, Megan K.; ROGERS, Hannah. S. Art-science collaborations, complexities and challenges. In: MASSIMIANO, Bucchi;
TRENCH, Brian (eds.), Routledge handbook of public communication of science and technology. Londres: Routledge, 2021. p.214–237.
HAMILTON, Wanda; et al. Teatro en museos de ciencias. In: MASSARANI, Luisa, BASILE, Silvina; PEDERSOLI, Constanza (eds.).Mediación en museos y centros de ciencia iberoamericanos: reflexiones y guías prácticas. Rio de Janeiro: Fiocruz/COC, 2022. p.88-95.
HUGHES, Catherine. Museum theatre: Communicating with visitors through drama. Portsmouth: Heinemann, 1998.
HUGHES, Catherine; JACKSON; Anthony; KIDD, Jenny. The role of theater in museums and historic sites: visitors, audiences, and learners. In: BRESLER, Liora (ed.) International handbook of research in arts education. Holanda: Springer Science & Business Media, 2007. p. 679-695.
JACKSON, Anthony; KIDD, Jennifer. Museum theatre: cultivating audience engagement - a case study. In: Idea World Congress, 2007, Hong Kong. [Anais]. Hong Kong: [s. ed.], 2007.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac & Naify, 2008.
LESEN, Amy E.; ROGAN, Ama; BLUM, Michael J. Science communication through art: Objectives, challenges, and outcomes.
Trends in Ecology & Evolution, v. 31, n. 9, p.657-660, 2016. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.tree.2016.06.004. Acesso em 13/7/2022.
LIMA, Érica. Formação de público em teatro para crianças e público jovem. Subtexto - Revista de Teatro do Galpão Cine Horto, n.8, p.57-64, 2011.
LOPES, Thelma. Luz, arte, ciência... ação! História, Ciências, Saúde. Manguinhos, Rio de Janiero, v. 12, suppl., p.401-418, 2005. Disponível em https://doi.org/10.1590/S0104-59702005000400021. Acesso em 13/7/2022.
MAGNI, Francesca E. The theatrical communication of Science. Jekyll. comm 1, Itália, v. 1, n. 1, 2002. Disponível em https://jcom.sissa.it/archive/01/01/A010104. Acesso em 13/7/2022.
MOREIRA, Leonardo Maciel.; COELHO, Viktória Aparecida Gomes Silva; SOUZA, Laise Novellino Nunes de. Percepções do público infantil sobre uma peça de teatro de temática científica. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 20, p.553-580, 2020. Disponível em https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u553580. Acesso em 13/7/2022.
MOREIRA, Leonardo Maciel; MARANDINO, Martha. O teatro em museus e centros de ciências no Brasil. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 22, suppl., p.1735- 1748, 2015. Disponível em https://doi.org/10.1590/S0104-59702015000500011. Acesso em 13/7/2022.
MUSACCHIO, Gemma; LANZA; Tiziana; D’ADDEZIO, Giuliana. An experience of science theatre to introduce earth interior and natural hazards to children. Journal of Education and Learning, Canadá, v. 4, n. 4, p.80-90, 2015. Disponível em https://www.ccsenet.org/journal/index.php/jel/article/view/43677. Acesso em 13/7/2022.
NATURE (2021a). Art–science alliances must benefit both sides. Nature, 590, p.528. Disponível em https://media.nature.com/original/magazine-assets/d41586-021-00469-2/d41586-021-00469-2.pdf. Acesso em 13/7/2022.
NATURE (2021b). How to forge a productive science–art collaboration. Nature, 590, p. 515-518.
OSTROWER, Fayga. A sensibilidade do intelecto: visões paralelas de espaço e tempo na arte e na ciência. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
PARRY, Simon. Science in performance: theatre and the politics of engagement. Manchester: Manchester University Press, 2020.
PEIXOTO, Fernando. O que é teatro? São Paulo: Brasiliense, 2005.
PELEG, Ran; BARAM-TSABARI, Ayelet. Learning robotics in a science museum theatre play: investigation of learning outcomes, contexts and experiences. J Sci Educ Technol., Suiça, v. 26, p.561–581, 2017. Disponível em https://link.springer.com/article/10.1007/s10956-017-9698-9. Acesso em 13/7/2022.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 Carla Almeida, Wanda Hamilton
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores(as) que publicam na Revista Poiésis concordam com os seguintes termos:
- Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. O trabalho é automaticamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, o que permite o seu compartilhamento desde que seja feito o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a distribuir online seu trabalho publicado na Revista Poiésis (em repositórios institucionais ou em sua própria página pessoal), uma vez que isso pode gerar interações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).