o silêncio contém o tempo

Autores

  • Mara Rúbia Sant’Anna Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v24i41.59033

Resumo

Segundo Jacques Rancière (2012) todas as imagens possuem uma potência que decorre da sua dupla condição de “presença sensível bruta” e de “discurso cifrando uma história” (p. 20). Tal condição opera um regime próprio que articula o visível e o dizível, de maneira que se vê além do mostrado e se pensa, deduz e fala mesmo sem que hajam palavras ou legendas a restringir a potência de expressão da imagem. Da articulação entre o visto e o dito se impõe uma narrativa visual. Todavia, o encanto da série fotográfica a seguir deriva do quanto o mostrado, os referentes de uma paisagem, impõem o silêncio, que não evita o pensar, o deduzir e mesmo o falar, contudo, o mote deste silêncio convoca um tempo distante, um tempo do qual nada se tem a dizer. Há apenas a sensação que “houve”. O que? Não importa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Rúbia Sant’Anna, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em História (UFRGS, 2005), com pós doutoramento em História ( Université de Strasborug , 2011) e em Artes Visuais (UFRJ, EBA, 2017). Professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina, membro permanente do Programa de Pós graduação em Artes Visuais. Lidera o grupo de pesquisa “Artes, Moda, Ensino e Sociedade”, pertencente ao LabMAES . Tem diversos livros publicados e orienta mestrado e doutorado na linha de pesquisa Ensino das Artes Visuais. As pesquisas que dirige e realiza se ocupam da dimensão discursiva das imagens nos diversos campos da cultura visual e, sobretudo, no ensino das artes a partir de uma perspectiva complexa, transdisciplinar e da pedagogia dos afetos/dos saberes sensíveis. Após anos se ocupando das imagens e produzindo narrativas visuais por meio da fotografia, traz a público o mais recente trabalho de pesquisa visual, sensibilidade aguçada e encantamento pelo mundo por meio das fotografias que formam a série “O silêncio contém o tempo”.

Referências

RANCIÈRE, Jacques. O destino das Imagens. Tradução Mônica Costa Netto; organização Tadeu Capistrano. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Rúbia Sant’Anna, M. (2023). o silêncio contém o tempo. REVISTA POIÉSIS, 24(41), 142-155. https://doi.org/10.22409/poiesis.v24i41.59033