Arte Indígena Contemporânea – Conversações com a Filosofia da Diferença

Autores

  • Renata Azevedo Peres Universidade Federal de Pelotas
  • Édio Raniere da Silva Universidade Federal de Pelotas, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v24i42.59412

Resumo

O ensaio oferece uma breve introdução a respeito da Arte Indígena Contemporânea. Propõe uma leitura agenciada a três regimes de enunciação: Aesthesis: onde se evidencia a relação dos povos originários com uma estética distinta daquela que é narrada pela história da arte. Os Ancestrais Animais: onde são os bichos que ensinam. E por fim, O Sonho como Instituição: onde aquele que sonha, e por consequência também aquele que cria, vem a reboque dos coletivos e das imagens que o precedem. O referencial teórico utilizado vem do pensamento Yanomami, Krenak, Macuxi, e da filosofia da diferença. O método de trabalho está agenciado pelo método de dramatização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. Trad. Rodnei Nascimento. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

BERBERT, Paula. Pedagogias da Transformação. Catálogo da Exposição Moquém_Surarî: Arte Indígena Contemporânea, Museu de Arte Moderna, São Paulo, 2021.

BÍBLIA, A. T. Genesis. In BÍBLIA. Português. Sagrada Bíblia Católica: Antigo e Novo Testamentos. Tradução de José Simão. São Paulo: Sociedade Bíblica de Aparecida, 2008.

BILATE, DANILO. Deleuze e a imagem: um problema estético. Trans/Form/Ação, Marília, v. 42, n. 3, p. 153-170, Jul./Set., 2019

CABOCO, G. Antibatismo de Makunaimi e pussanga da pedra. , 2019-2022. Disponível em: <http://caboco.tv/>

CASTRO, Viveiro de. Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio. Revista MANA 2(2):115-144, 1996.

DANTO, Arthur. Após o Fim da Arte: A Arte Contemporânea e os Limites da História. Trad. Saulo Krieger. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.

DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a Filosofia. Trad. Marina de Toledo Barbosa e Ovídio de Abreu Filho. São Paulo: Editora N-1, 2018.

_____. O Esgotado. Trad. Ovídio de Abreu e Roberto Machado. In: Sobre Teatro: um manifesto de menos; O Esgotado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2010.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O Anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. Tradução: Luiz Orlandi. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2011.

ESBELL, Jaider. Índios: identidades, artes, mídias e conjunturas. Revista Em Tese, Belo Horizonte, v.22, n.2, p.11-19, maio/ago, 2016.

_____. Makunaima, o meu avô em mim! Revista Iluminuras, Porto Alegre, v. 19, n. 46, p. 11-39, jan/jul, 2018a.

_____. Arte indígena contemporânea e o grande mundo. Revista Select, São Paulo, Vol. 7 Nº. 39, Junho/Julho/ Agosto 2018b.

_____. ESBELL, J. Makunaimî devolve a Muirakitã ao centro da terra. , 2019. Disponível em: <https://www.premiopipa.com/pag/jaider-esbell/>

_____. De onde surgem os sonhos. , 2021. Disponível em: <https://www.premiopipa.com/pag/jaider-esbell/>

DIDI-HUBERMAN, Georges Diante do tempo : história da arte e anacronismo das imagens / Georges Didi-Huberman ; tradução Vera Casa Nova, Márcia Arbex. - Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.

FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos. In: Edição standard brasileira. Rio de Janeiro, Imago: 1972

HIKO, P. O demiurgo Omama (vermelho) e seus filhos; o irmão maligno de Omama, Yoasi, e sua bezerra grávida. , [s.d.]. Disponível em: <https://ims.com.br/2023/01/30/o-ims-circula-pelo-mundo/>

KOPENAWA, David e ALBERT, Bruce. A Queda do Céu: palavras de um xamã yanomami. Trad. Beatriz Perrone, São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

_____. A Vida Não É Útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020

LAGROU, Els. Arte Indígnena no Brasil: agência, alteridade e relação. Belo Horizonte, c/arte, 2009.

MOKAHESI., J. Os caminhos dos xapiri quando descem até a casa dos xamãs. , [s.d.]. Disponível em: <https://ims.com.br/2023/01/30/o-ims-circula-pelo-mundo/>

NUNES, Benedito. Introdução a Filosofia da Arte. São Paulo, Editora Ática, 2003.

PESCE, Fernando. Iconografia e materialidade: caminhos metodológicos para a arte da Mesoamérica in Arte não europeia: conexões historiográficas a partir do Brasil. (Org.) Claudia Mattos Avolese e Patrícia D. Meneses. São Paulo, Estação Liberdade: Vasto, 2020.

SAUVAGNARGUES, Anne. Deleuze et l´art. Presses Universitaires de France, 2005.

______. Somos nada mais que imagens entrevista com Anne Sauvagnargues. [Entrevista concedida a] Édio Raniere. Rev. Polis e Psique, v.10, n.1, p. 6-29, 2020.

TUKANO, D. Waimahsã mãe dos peixes. , 2021. Disponível em: <https://www.artsy.net/artwork/daiara-tukano-waimahsa-mae-dos-peixes-o-peixe-que-gostava-de-frutas-e-os-peixes-viram-passaros>

TUKANO, D.; ESBELL, J. Morî’ erenkato eseru. , 2020. Disponível em: <https://www.premiopipa.com/2021/09/conheca-as-duas-vencedoras-do-pipa-online-2021/>

YAKA, E.; KEREXU, I. Yube Aibu Inu Pinuya. , [s.d.]. Disponível em: <http://www.achabrasilia.com/festival-rec-tyty/>

Downloads

Publicado

2023-12-30 — Atualizado em 2024-03-12

Versões

Como Citar

Azevedo Peres, R., & Raniere da Silva, Édio . (2024). Arte Indígena Contemporânea – Conversações com a Filosofia da Diferença. REVISTA POIÉSIS, 24(42), 163-174. https://doi.org/10.22409/poiesis.v24i42.59412 (Original work published 30º de dezembro de 2023)