É A MESMA VELHA HISTÓRIA

Autores

  • Gerry Snyder Artista independente

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v24i42.60190%20

Resumo

Essas pinturas fazem parte de uma série que é um pastiche da tradição estadunidense dos Retábulos. Os Retábulos convencionais apresentavam narrativas de deuses e de santos cristãos em um reino milagroso. Eles eram pintados em folhas de estanho de baixo custo, o que permitia uma maior taxa de produção e uma distribuição mais ampla do produto. As pequenas pinturas eram objetos sagrados cujos usos variavam desde a conversão de povos indígenas ao Cristianismo a objetos preciosos de devoção para os fiéis.
Nessas pequenas pinturas de 20,32 x 20,32 cm, expandi o escopo da narrativa para além dos limites de um tropo de deidade/santo para abraçar um elenco mais amplo de personagens capazes de tratar do milagroso
e do mundano. Eles fazem referência a ideias sobre mitos de criação, evolução, mortalidade, sexo, nascimento, morte, gênero, contos de fadas e uma variedade de construções binárias, todas existentes em um mundo fálico. Nessa série, é fácil encontrar um ursinho de pelúcia flutuante como substituto do Arcanjo Gabriel trazendo a mensagem da anunciação para Maria, que pode estar sentada ao lado do Príncipe Sapo esperando para ser redimido por uma princesa. Na verdade, essas duas histórias podem compartilhar o mesmo conteúdo sobre consentimento, além de finais inesperados. Vejo essas pinturas como uma colaboração entre mim e o espectador, na qual eu forneço oportunidades narrativas, enquanto o espectador constrói uma história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerry Snyder, Artista independente

Gerry Snyder é artista e vive atualmente em Santa Fé, Novo México. Tem exposto suas obras em diferentes instituições, como a Whitney Biennial de 2002, Nova York, EUA; a Bienal de Pančevo de 2004, Sérvia; Galeria do Museu de Arte Moderna, Sofia, Bulgária; Museu deYoung, São Francisco; Museu do Novo México, Santa Fé, Novo México, EUA; Museu de Arte de Islip, Long Island, Nova York, EUA, entre outras. Snyder foi diretor do Programa de Verão de Artes da Universidade de Nova York e diretor da Escola de Arte do Pratt Institute, no Brooklyn, Nova York.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Snyder, G. (2023). É A MESMA VELHA HISTÓRIA. REVISTA POIÉSIS, 24(42), 133-146. https://doi.org/10.22409/poiesis.v24i42.60190