CIÊNCIA, ARTE E MOVIMENTO

DO ANCESTRAL AO CONTEMPORÂNEO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v24i42.61273%20

Palavras-chave:

Arte e Ciência, Interdisciplinaridade, Experimentação, Conhecimento Científico, Conhecimento Ancestral

Resumo

Este dossiê reúne uma série de textos que propõem associações entre a ciência e a arte. Os estudos são diversos, tanto no que diz respeito à natureza dos problemas abordados quanto às metodologias adotadas. Reflexiona-se sobre os processos criativos científico e artístico, a experimentação e a pesquisa em arte, a poética do movimento e a convergência de ficção e realidade. No que diz respeito à abrangência temporal, os temas apresentados mostram que a compreensão do mundo, através da observação, a sistematização de informações e a geração de conhecimento, flui ao longo da história humana, desde tempos ancestrais até a atualidade, se servindo do intuitivo e do racional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariela B. Hernández, Universidade Federal da Bahia

Mariela B. Hernández é professora da Universidade Federal da Bahia, onde atua no Bacharelado Interdisciplinar em Artes e no Programa de Pós-Graduação em Museologia. Suas áreas de pesquisa são a arte cinética, as relações entre arte e ciência e a arte latino-americana. É Bacharel em Artes, pela Universidad Central de Venezuela, e Mestre e Doutora em Artes Visuais, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Referências

GLEISER, Marcelo. A dança do universo: dos mitos de criação ao Big Bang. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

Downloads

Publicado

2023-12-30 — Atualizado em 2024-03-12

Versões

Como Citar

Hernández, M. B. (2024). CIÊNCIA, ARTE E MOVIMENTO: DO ANCESTRAL AO CONTEMPORÂNEO. REVISTA POIÉSIS, 24(42), 10-15. https://doi.org/10.22409/poiesis.v24i42.61273 (Original work published 30º de dezembro de 2023)