O COSMOS EM TRAMA E URDIDURA: A CONSTELAÇÃO CRUX E SUAS PROPORÇÕES NOS TÊXTEIS ANDINOS

Autores

  • aruma/Sandra De Berduccy Universidad Finis Terrae, Chile

DOI:

https://doi.org/10.22409/poiesis.v24i42.61296%20

Palavras-chave:

Arte, Ciencia y Tecnologia, Arte textil andino, Continuidad Cultural, Constelación Crux, Sistemas proporcionales

Resumo

Em este texto reflete-se sobre o diálogo entre têxteis préhispânicos do acervo do Museo de Arte Precolombino e Indígena - MAPI, Uruguai, e peças de minha própria confecção, no contexto da exposição “illariykuna, tecidos resplandecentes”. São exploradas a relação de longa data entre os têxteis andinos e as observações da constelação Crux, e a maneira como estas podem ter influenciado o desenvolvimento das técnicas têxteis e de um dos sistemas de proporções utilizados pela cultura andina. Conclui-se que esta busca não perdeu validade; pelo contrário, intensifica-se com a experimentação junto com outras tecnologias. O conhecimento captado nos têxteis não expira, pois neles ainda podemos observar o movimento do cosmos.

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Biografia do Autor

aruma/Sandra De Berduccy, Universidad Finis Terrae, Chile

aruma|Sandra De Berduccy é pesquisadora boliviana residente no Chile. É Mestra em Artes Visuais pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFBA, na linha de pesquisa de Processos Criativos. Atualmente é doutoranda no Programa Interdisciplinario en Humanidades da Universidad Finis Terrae, Chile.

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Publicado

2023-12-30 — Atualizado em 2024-03-12

Versões

Como Citar

Sandra De Berduccy, aruma|Sandra D. B. (2024). O COSMOS EM TRAMA E URDIDURA: A CONSTELAÇÃO CRUX E SUAS PROPORÇÕES NOS TÊXTEIS ANDINOS. REVISTA POIÉSIS, 24(42), 112-131. https://doi.org/10.22409/poiesis.v24i42.61296 (Original work published 30º de dezembro de 2023)