Eugenio Barba: memória e resistência no teatro
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1728.71-84Keywords:
Eugenio Barba, Odin Teatret, técnica do ator, ética e teatroAbstract
Este texto é uma introdução ao pensamento de Eugenio Barba acerca
de seu fazer teatral, um teatro criativo e auto-criador. Mas é também um agradecimento à generosidade desse mestre; generosidade que pude vivenciar em alguns encontros e que está na base de seu projeto de um teatro que prevê comunhão e trocas; um teatro efêmero como a vida, mas tão vivo e intenso como ela pode ser.
Downloads
References
BARBA, Eugenio. Teatro – solidão, ofício, revolta. Brasília: Teatro Caleidoscópio, 2010.
______. Queimar a casa: origens de um diretor. São Paulo: Perspectiva, 2014.
______. A canoa de papel: tratado de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec, 1994.
______; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: um dicionário de antropologia teatral. São Paulo: É realizações, 2012.
BURNIER, Luiz Otávio. Arte do ator: da técnica à representação, elaboração, codificação e sistematização de técnicas corpóreas e
vocais de representação para o ator. Tese de doutorado. PUC- São Paulo. 1994.
GROTOWSKI, Jerzy. Para um Teatro Pobre. Brasília: Teatro Caleidoscópio & Ed. Dulcina, 2011.
HAVELOCK, Eric. Prefácio a Platão. São Paulo: Papirus, 1996.
ROSA, João Guimarães. “A terceira margem do rio”. In: ______. Ficção completa: volume II. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994, p.
-413.
TOPORKOV, Vassíli. Stanislávski ensaia: memórias. São Paulo: É realizações, 2016.
VARLEY. Julia. Uma atriz e suas personagens. Histórias submersas do Odin Teatret. São Paulo: É realizações, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).