Apresentação do dossiê
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1727.15-20Keywords:
anacronismo, pós-conceitualismo, arte contemporâneaAbstract
Trata-se da apresentação do dossier “Arte Contemporânea: anacronismo, pós-conceitualismo” publicado na revista Poiésis. Em “primeiro lugar, argumenta-se que a narrativa sobre a passagem do “moderno” para o contemporâneo” baseada na passagem da “especificidade do médium” para a “condição pós-médium” esbarra em uma teleologia da história. Em seguida, mostra-se como o texto de Nuno Crespo apresenta uma visão do contemporâneo ligada ao fim das promessas da modernidade ao pensá-lo como um tempo anacrônico, a partir de Didi-Huberman e Giorgio Agamben. Continuando, mostra-se em que medida a concepção do contemporâneo como uma “ficção operativa” produz uma visão crítica da inaturalidade da arte contemporânea uma vez que a possibilidade de relacionar espaços e tempos diferentes se adequa bem ao atual capitalismo global. Por fim, refletiremos como esta crítica à inatualidade do contemporâneo desliza para uma crítica da arte conceitual, mostrando que a tarefa da arte contemporânea consiste em problematizar o espaço no qual ela está instalada. Assim, mostrar-se- -á como o texto Éric Alliez discute o pós-conceitualismo analisando as obras de Daniel Buren e Gordon Matta-Clark.
Downloads
References
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? Trad. Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.
BISHOP, C. Radical Museology: or What’s ‘Contemporary’ in Museums of Contemporary Art? London: Koenig Books, 2013.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Org. Willi Boile. Belo Horizonte: UFMG, 2007
CORTRIN, Cecilia; FERREIRA, Gloria. (Org.) Clement Greenberg e o debate crítico. Trad. Maria Luiza Borges. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar, 1997.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Trad. Márcia Arbex. Belo Horizonte: UFMG, 2001.
________. Devant le temps. Paris: Minuit, 2010.
LYOTARD, Jean-François. A Condição pós-moderna. 12a. ed. Trad. Ricardo Barbosa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010.
KRAUSS, Rosalind. Voyage on the north sea: art in the age of the post-medium condition. New York: Thomas & Hudson, 2000.
RANCIÈRE, Jacques. Le Partage du Sensible. Paris: La Fabrique, 2014.
________. Les écarts du cinema. Paris: Fabrique, 2011.
WARBURG, Aby. A renovação da antiguidade pagã. Trad. Mrkus Herdiger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).