Trabalho de arte/Evento curatorial
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1626.41-50Keywords:
curadoria, construção da exposição, circuito de arteAbstract
Neste texto são discutidas algumas questões relacionadas à prática
curatorial, tendo como referência a relação entre o gesto de construção da exposição enquanto evento-obra e o contato com obra de arte como dispositivo singular: na medida em que as fronteiras entre exposição e obra se tornam cada vez menos nítidas, como organizar a ativação da exposição enquanto ativação da obra e vice-versa? Em que medida a construção da exposição, ao colocar em movimento interesses diversos, intensifica ou não o contato do visitante com a obra, quando este é cada vez mais capturado pela intensidade do evento-exposição? Do mesmo modo, serão discutidos os limites entre os papéis do curador e do artista, em proximidade também com o crítico, o historiador e outros agentes do circuito da arte contemporânea.
Downloads
References
BASBAUM, Ricardo. Quem é que vê nossos trabalhos. In: FERREIRA, Glória; PESSOA, Fernando (orgs.). Criação e crítica. Vila Velha:
Museu Vale; Rio de Janeiro: Suzy Muniz Produções, 2009. (Seminários Internacionais Museu Vale; 4)
BASBAUM, Ricardo. Amo os artistas-etc. In: Manual do artista-etc. Rio de Janeiro: Azougue, 2013.
BRITO, Ronaldo. O moderno e o contemporâneo (o novo e o outro novo). In: Arte Brasileira Contemporânea - Caderno de Textos 1.
Rio de Janeiro: Funarte, 1980.
ECO, Umberto. Obra aberta. São Paulo: Perspectiva, 1976.
GUATTARI, Félix. O capitalismo mundial integrado e a revolução molecular. In: ROLNIK, Suely (org.). Revolução molecular: pulsações
políticas do desejo. São Paulo: Brasiliense, 1985.
HOFFMANN, Jens. A exposição como trabalho de arte. Concinnitas, Rio de Janeiro, Instituto de Artes/Uerj, n. 6, jul. 2004.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).