Daniel Senise: pintura como abrigo da imagem
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1626.161-174Keywords:
Daniel Senise, Geração 80, pintura, imagemAbstract
Daniel Senise é um dos mais emblemáticos pintores da chamada
“Geração 80” no Brasil. A partir da obra de Senise, este ensaio procura entender a arte egressa dos 1980 não apenas como a “volta da pintura” — o retorno conservador a um tipo de linguagem ou suporte —, e sim como o reestabelecimento de uma relação mais íntima com a imagem. O artista recorre a figuras de mães, mulheres e construções arquitetônicas para enfatizar a criação de um abrigo para as imagens da história da arte ou de elementos cotidianos, cuja escolha é orientada pela memória e pelo afeto. Com apagamentos e ausências, sua obra evidencia o encerramento e o reinício de ciclos para essas imagens.
Downloads
References
ADES, Dawn. Daniel Senise: vestígios. In: Ela que não está. São Paulo: Cosac Naify, 1998.
COUTINHO, Wilson. Daniel Senise. Catálogo sobre a participação do artista na 18ª Bienal Internacional de São Paulo, 1985.
BERGSON, Henri. Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes, 2ª edição, 1999 [1896].
DANTO, Arthur C. A transfiguração do lugar-comum: uma filosofia da arte. São Paulo: Cosac Naify, 2010 [1981].
DIDI-HUBERMAN, Georges. A sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011 [2009].
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).