A contemporaneidade da arte moderna e a exigência da filosofia ensaística em Walter Benjamin
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1524.13-23Keywords:
Benjamin, arte, contemporaneidade, ensaioAbstract
O artigo caracteriza a prática da filosofia de Walter Benjamin através de seus encontros com a arte. Busca, a partir daí, extrair o sentido já contemporâneo da arte moderna, ou seja, antes mesmo que cronologicamente se iniciasse o que se convencionou chamar de arte contemporânea. Por fim, o artigo destaca o ensaio como forma filosófica atrelada à arte.Downloads
References
BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
BENJAMIN, Walter. Livro das passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial, 2006.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: Magia e técnica, arte e política – Obras escolhidas; v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: Magia e técnica, arte e política – Obras escolhidas; v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política – Obras escolhidas; v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, Walter. O narrador. In: Magia e técnica, arte e política – Obras escolhidas; v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, Walter. Sobre alguns temas em Baudelaire. In Obras escolhidas; v. 3. São Paulo: Brasiliense, 1989.
BENJAMIN, Walter. Paris do Segundo Império. In: Obras escolhidas; v. 3. São Paulo, Brasiliense, 1989.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. São Paulo: Brasiliense, 1988.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Do conceito de Darstellung em Walter Benjamin, ou verdade e beleza. Kriterion, Belo Horizonte, v. 46, n.
, dez. 2005.
LUKÁCS, Georg. A teoria do romance. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2000.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).