Taxonomia como procedimento
DOI:
https://doi.org/10.22409/poiesis.1523.87-104Keywords:
Hélio Oiticica, taxonomia, Nova YorkAbstract
O artigo Taxonomia como procedimento foi adaptado de um dos capítulos
da dissertação de mestrado do autor intitulada Hélio Oiticica em Nova York (1970-1978): experiência em campo ampliado, concluído no curso de mestrado em artes da Universidade Federal Fluminense (PPGCA-UFF) entre 2011 e 2013. A pesquisa foi baseada no vasto legado do artista em obras, escritos, filmes, gravações e, em especial, nos arquivos do Projeto Hélio Oiticica (PHO). O texto aborda tópicos interligados que conduzem objetivamente para a experiência seminal de Oiticica em Nova York. Desde seus procedimentos taxonômicos às ideias que perpassam o que o artista designou inicialmente de Newyorkaises e mais tarde por Conglomerado. As informações apresentadas aqui refletem sobre aspectos da linguagem inconsútil de Hélio Oiticica.
Downloads
References
BRETT, Guy. Hélio Oiticica-Catálogo. Rio de Janeiro: Centro de Arte Hélio Oiticica, Rio Arte, 1997.
BURROUGHS, William. Disponível em: http://www.ubu.com/ historical/burroughs/electronic_revolution.pdf. Acesso em 08/03/2013.
CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia Das Letras, 2011.
COELHO, Frederico. Livro ou Livro-me. Rio de Janeiro: Eduerj, 2010.
ECO, Humberto. A vertigem das listas. São Paulo: Editora Record, 2010.
FIGUEIREDO, Luciano. Hélio Oiticica: Obra e Estratégia. Rio de Janeiro: Catálogo-MAM, 2002.
JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. São Paulo: Editora Cultrix, 1991.
KLINGER, Diana. Paixão do arquivo. Matraga, Rio de Janeiro, v. 14, n. 21, p. 170-175, jul./dez. 2007. Disponível em: http://www.pgletras.uerj.br/matraga/ matraga21. Acesso em 5/8/2013.
MACIEL, Maria Esther. A memória das coisas. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2004.
OITICICA, Hélio. Museu é o Mundo. Rio de Janeiro: Beco do Azougue Editorial, 2011.
PROJETO HÉLIO OITICICA (PHO), 0210.71-p 26.
PROJETO HÉLIO OITICICA (PHO), 0274.74-p 1.
PROJETO HÉLIO OITICICA (PHO), 0413.71-p 3.
PROJETO HÉLIO OITICICA (PHO), 0312.74 -p 9.
RIVERA, Tania. Hélio Oiticica. A criação e o comum. Viso - Cadernos de estética aplicada, nº 7, jul-dez, 2009. Disponível em: http://www.revistaviso.com.br/visArtigo.asp?sArti=50. Acesso em 08/04/2013.
SALOMÃO, Wally. Hélio Oiticica: Qual é o Parangolé? E Outros Escritos. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2003.
SALOMÃO, Wally. Hélio Oiticica-Catálogo. Rio de Janeiro: Centro de Arte Hélio Oiticica, Rio Arte, 1997.
SONTAG, Susan. Sob o signo de saturno. São Paulo: Editora L&PM, 1986.
Sousândrade , Joaquim de. O Guesa. Londres: Cooke & Halsted, c. 1886.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Revista Poiésis agree to the following terms:
- The authors keep the copyright and grant the journal the right of first publication. The work is automatically licensed under the Creative Commons Attribution License, which enables its sharing as long as the authorship and initial publication in this journal are acknowledged.
- Authors are allowed and encouraged to distribute online their work published in Revista Poiésis (in institutional repositories or in their own personal page), since this can generate productive interactions, as well as increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Free Access).